iav.org.br

Sobre nós

Somos uma entidade sem fins lucrativos que trabalha pautada nos princípios da inclusão social e no desenvolvimento de crianças e jovens, através do basquetebol, com foco nas qualidades educacionais, para que se tornem cidadãos de bem.

Missão

A missão do IAV é impactar a vida de crianças e adolescentes através do basquetebol e de temas transversais, trabalhando no desenvolvimento de suas capacidades físicas e psicológicas, pautado pelos princípios da inclusão, integração social e do desenvolvimento sustentável.

Visão

Transformar-se em uma entidade de referência e abrangência internacional na aplicação do desporto em todas as suas manifestações, quais sejam as de educação, participação, formação e rendimento

Valores

Ética, Responsabilidade social, Cidadania, Respeito e tolerância, Cooperação como fundamento, Competitividade como aprendizado.

Quem Somos

Fundado em 2014, o Instituto Anderson Varejão é uma associação sem fins econômicos, que desenvolve projeto esportivo e sócio educativo, aprovado em lei de incentivo fiscal, para atender, prioritariamente, crianças, adolescentes matriculados nas redes pública ou privada de ensino e suas respectivas famílias.

As ações do IAV possuem como objetivos o incentivo à prática esportiva, estímulo ao desenvolvimento motor e melhoria na qualidade de vida. Essas melhorias vão além das quadras, com ações que permitem a participação das famílias, valorização de aspectos de inclusão, relacionamento, convívio e ampliação da socialização através do compartilhamento de experiências.

Com as ações do Instituto Anderson Varejão, cada vez mais temos proporcionado boas oportunidades para a formação de crianças e adolescentes. Oportunidades essas que esperamos aumentar firmando novas parcerias e o fortalecendo as já existentes, graças a incessante busca por um padrão elevado de gestão, que nos capacita a impulsionar a educação, o esporte e a responsabilidade social nas comunidades em que estamos inseridos.

Anos de existência
Núcleos em atividade
+ de
Alunos atendidos
+
Projetos em execução / executados

Como surgimos

Era uma vez uma criança magrela vivendo em uma família com mais quatro irmãos. O pai, professor, a mãe por conta da casa e dos filhos, tinham uma rotina pacata, como é comum na “roça”. Ali, no interior do Espírito Santo, a vida ia leve, sem os agitos da vida na “cidade grande”.

Olhando assim de fora, essa família parecia ser como qualquer outra. Mas não. Essa era diferente. Ela tinha uma paixão não muito comum: o basquete. Desde que conheceram o esporte, ninguém pensava em outra coisa. A família respirava basquete dia e noite. O tempo passou e cada um dos irmãos tomou o seu rumo na modalidade. Uns levaram a sério por muito tempo, outros nem tanto tempo assim… Mas é do magrelo – lembra? – que queremos falar.

O menino travesso cresceu, se desenvolveu. Começou a levar o esporte mais a sério, se mudou pra capital, depois foi pra outro estado. De repente: Bum! Seleção Brasileira. Tudo aconteceu tão rápido que quando percebeu-se já estava de malas prontas para a Espanha. De lá, não demorou muito para chegar ao topo do basquete mundial, o sonho de todo atleta: a NBA. A criança colecionou títulos na sua cabeleira e se tornou um ídolo mundial.

Mas o magrelo nunca esqueceu de quem foi antes de ser grande e de todo o caminho percorrido pra chegar aos holofotes. E, mais do que isso, sempre quis dar à comunidade um pouco daquilo que o esporte o proporcionou. Passar um pouco de tudo que o basquete o ensinou e retribuir as experiências que o formaram como atleta e cidadão.

E foi assim, do sonho daquela criança, que nasceu o Instituto Anderson Varejão.