Sobre nós
Somos uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que trabalha pautada nos princípios da inclusão social e no desenvolvimento de crianças e jovens, através do basquetebol, com foco nas qualidades educacionais, para que se tornem cidadãos.
Nossa Missão
Nossa Visão
Nossos Valores
Quem Somos
Fundado em 2014, o Instituto Anderson Varejão é uma associação sem fins econômicos, que desenvolve projeto esportivo e sócio educativo, aprovado em lei de incentivo fiscal, para atender, prioritariamente, crianças, adolescentes matriculados nas redes pública ou privada de ensino e suas respectivas famílias.
As ações do IAV possuem como objetivos o incentivo à prática esportiva, estímulo ao desenvolvimento motor e melhoria na qualidade de vida. Essas melhorias vão além das quadras, com ações que permitem a participação das famílias, valorização de aspectos de inclusão, relacionamento, convívio e ampliação da socialização através do compartilhamento de experiências.
Com as ações do Instituto Anderson Varejão, cada vez mais temos proporcionado boas oportunidades para a formação de crianças e adolescentes. Oportunidades essas que esperamos aumentar firmando novas parcerias e o fortalecendo as já existentes, graças a incessante busca por um padrão elevado de gestão, que nos capacita a impulsionar a educação, o esporte e a responsabilidade social nas comunidades em que estamos inseridos.
Como surgimos
No interior do Espírito Santo, uma família simples, com cinco irmãos e pais dedicados, levava uma vida tranquila. O pai era professor, e a mãe cuidava da casa e dos filhos. A rotina era pacata, típica das pequenas comunidades rurais, longe da agitação das grandes cidades. Mas essa família tinha uma paixão que a tornava única: o basquete.
Desde o momento em que descobriram o esporte, o basquete passou a fazer parte da vida de todos. Cada irmão seguiu seu próprio caminho dentro das quadras, alguns se dedicando por mais tempo, outros menos. Mas foi um dos irmãos que acabou indo mais longe.
Esse menino cresceu, começou a levar o basquete a sério e saiu em busca de novas oportunidades. Mudou-se para a capital, depois para outros estados, até que chegou à Seleção Brasileira. Em pouco tempo, ele estava de malas prontas para jogar na Espanha. Dali, não demorou muito para alcançar o sonho de tantos atletas: a NBA. Conquistou títulos, se destacou e se tornou um ídolo mundial.
Mesmo com todo o sucesso, ele nunca esqueceu suas origens e o caminho percorrido para chegar até lá. Mais do que isso, sempre teve o desejo de retribuir à comunidade tudo o que o esporte proporcionou a ele. Queria compartilhar os aprendizados do basquete e oferecer oportunidades para que outras crianças também pudessem sonhar.
Foi assim que nasceu o Instituto Anderson Varejão — uma iniciativa que promove a transformação social por meio do basquete, transmitindo valores como disciplina, trabalho em equipe e respeito, e ajudando a formar não apenas atletas, mas cidadãos preparados para a vida.
Metodologia
O Instituto Anderson Verejão adota uma metodologia inovadora, fundamentada no trabalho de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de Psicologia, Educação Física, Pedagogia e Assistência Social. Essa equipe desenvolve planos de atividades que orientam os educadores, atendem demandas psicossociais dos alunos e garantem o bem-estar de todos os envolvidos.
Nosso método educacional tem como foco o desenvolvimento de agentes transformadores, e está organizado em torno de três grupos de competências fundamentais:
Pessoais
Habilidades individuais que ajudam os alunos a enfrentar desafios, liderar e crescer. Incluem o desenvolvimento de autoconhecimento, pensamento crítico e comunicação eficaz.
Interpessoais
Capacidades que promovem interação, comunicação e colaboração em equipe, incentivando empatia, respeito e trabalho em conjunto.
Tutelares
Competências voltadas ao cuidado com os outros e com o meio ambiente, promovendo responsabilidade social, diversidade e qualidade de vida.
Com base nesses três grupos, trabalhamos cada competência ao longo de quatro meses (um por quadrimestre). Dentro de cada quadrimestre, abordamos temas transversais que se conectam diretamente à competência daquele período, oferecendo aos alunos uma formação ampla e prática.