Anderson França Varejão
Ala/Pivô, 2,11m e 125kg, 38 anos, nascido em Colatina, ES.
Atleta da Seleção Brasileira de Basquetebol, Anderson coleciona títulos expressivos em escala nacional e internacional. Ao longo de sua carreira atuou nas equipes: Saldanha da Gama (ES), Franca (SP), Barcelona (ESP), Cleveland Cavaliers (EUA), Golden State Warriors (EUA) e Flamengo (RJ).
Linha do Tempo
Conheça um pouco da história do nosso ídolo desde o seu nascimento, no interior do Espírito Santo, até os dias de hoje. Utilize as setas nas laterais para navegar por essa linha do tempo repleta de momentos marcantes.
Nascimento
Anderson Varejão, filho de Sebastião e Nely, nasceu no dia 28 de Setembro de 1982, em Colatina, Espírito Santo.
O início no esporte
Anderson Varejão começou no basquete brincando com o pai e irmãos (Sandro, Simone, Ângelo e Sara). Sandro, 11 anos e irmão mais velho, foi um grande jogador e, por isso, a maior influência. Mas a família toda respirava basquete.
Com 11 anos começou a levar o esporte mais a sério.
O primeiro clube que jogou foi o Saldanha da Gama, em Vitória (ES).
Capital do basquete
Nesse ano foi para Franca, em São Paulo, jogar nas categorias de base junto com o outro irmão Ângelo.
Na categoria de base, ganhou diversos campeonatos e quando foi para o profissional, foi o Atleta Revelação do primeiro campeonato e o Melhor Jogador do segundo.
Primeira vez na Seleção
Com 19 anos, realizou o sonho de ser convocado para seleção brasileira e de quebra teve a chance de jogar com o irmão Sandro (na foto, ele aparece ao lado do pivô brasileiro Tiago Splitter).
Passaporte Carimbado
Ainda em 2002, foi contratado para jogar no Barcelona, onde ficou duas temporadas e meia e foi Campeão Espanhol e Europeu.
A chegada na NBA
Fez parte do processo de seleção dos atletas para a NBA (o Draft).
Foi selecionado no Draft da NBA de 2004 para jogar no Orlando Magic. Mas em uma troca entre os times, foi parar no Cleveland Cavaliers.
Cleveland Cavaliers
Em Cleveland permaneceu por 12 anos, conquistou a torcida e se tornou um ídolo local.
Record no Guinness Book
Foi protagonista da Noite das Perucas (Wig Night), na qual todos os torcedores ganhavam uma peruca imitando o cabelo do Anderson, o que o rendeu uma aparição no Guinness Book (com mais de 20 mil pessoas vestindo peruca).
Carreira de sucesso
Anderson traçou uma carreira e reconhecimento de sucesso na liga norte americana e, ainda em Cleveland, foi o primeiro brasileiro a disputar uma final da NBA (2007).
Patriotismo
Ao longo de sua carreira, Anderson teve inúmeras convocações para a Seleção Brasileira e sempre fez questão de representar seu país.
Jogos Olímpicos
Representou a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres (2012). Na ocasião, a Seleção Brasileira de basquete estava há 16 anos sem participar das Olimpíadas.
Golden State Warriors
Em 2016 assinou contrato com o Golden State Warriors.
De volta ao Brasil
Em 2018, realizou o sonho de retornar a seu país de origem depois de longos anos. Foi contratado pela equipe do Flamengo, onde foi campeão do Campeonato Carioca (2018), da Copa Super 8 (2018) e do NBB (2018-19).
Homenageado pelo Cleveland Cavaliers
Em Janeiro de 2023, recebeu homenagem no intervalo de uma partida entre a equipe de Cleveland e o Milwaukee Bucks, na quadra do Rocket Mortgage Fieldhouse, saudado pela torcida que defendeu por muitos anos. Na cerimônia, também foi passado um vídeo no telão da arena com cenas da carreira, recados de ex companheiros de equipe, ex técnicos e familiares, etc. (clique no card para assistir ao video).
Uma nova carreira no basquete
Ao ser homenageado, Anderson Varejão também foi nomeado como Embaixador Global e Consultor de Desenvolvimento de Atletas do Cleveland Cavaliers, uma nova fase na vida do ídolo.
A Trajetória de um Ídolo
Todo ídolo tem uma jornada repleta de lutas, obstáculos, desafios, e com o nosso não foi diferente. Acompanhe essa sequência de desenhos narrada pelo próprio Anderson, que conta a sua história.
Principais conquistas
– Quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Londres (2012);
– Medalha de bronze no Goodwill Games (Jogos da Amizade 2003);
– Campeão Pan-Americano (2003);
– Bicampeão da Copa América (2005/2009);
– Campeão Sul-Americano (2003).
– Campeão da NBA (Golden State Warriors-2017);
– Vice-campeão da Temporada da NBA (2015-2014/2006-2007);
– Campeão da Conferência Leste da NBA (2015/2007);
– Vice-campeão da Conferência Leste da NBA (2009);
– Campeão da Euroliga (2003) e da Copa do Rei 2003 (Barcelona);
– Campeão do NBB (2018/19);
– Campeão da Copa Super 8 (2018);
– Campeão Estadual do Rio de Janeiro (2018).
Anderson teve a oportunidade de disputar as Olimpíadas de Londres (2012), três Campeonatos Mundiais (2010/2006/2002) e um Torneio Pré-Olímpico (2008) defendendo a seleção brasileira. Além disso, foi o primeiro brasileiro a chegar as finais da NBA. Um currículo digno de um campeão.