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Sobre nós

Somos uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que trabalha pautada nos princípios da inclusão social e no desenvolvimento de crianças e jovens, através do basquetebol, com foco nas qualidades educacionais, para que se tornem agentes transformadores.

Nossa Missão

Impactar a vida do nosso público-alvo por meio do esporte e ações educativas, desenvolvendo competências e habilidades, promovendo cidadania, inclusão, equidade e contribuindo para um futuro mais justo, consciente e sustentável para todas as pessoas.

Nossa Visão

Ser referência nacional e internacional no uso do esporte em todas as suas manifestações, educação, participação, formação e rendimento.

Nossos Valores

• Inclusão e Cidadania • Transformação e Desenvolvimento Integral • Sustentabilidade e Impacto Social

Quem Somos

Fundado em 2014, o Instituto Anderson Varejão é uma associação sem fins econômicos, que desenvolve projeto esportivo e sócio educativo, aprovado em lei de incentivo fiscal, para atender, prioritariamente, crianças, adolescentes matriculados nas redes pública ou privada de ensino e suas respectivas famílias.

As ações do IAV possuem como objetivos o incentivo à prática esportiva, estímulo ao desenvolvimento motor e melhoria na qualidade de vida. Essas melhorias vão além das quadras, com ações que permitem a participação das famílias, valorização de aspectos de inclusão, relacionamento, convívio e ampliação da socialização através do compartilhamento de experiências.

Com as ações do Instituto Anderson Varejão, cada vez mais temos proporcionado boas oportunidades para a formação de crianças e adolescentes. Oportunidades essas que esperamos aumentar firmando novas parcerias e o fortalecendo as já existentes, graças a incessante busca por um padrão elevado de gestão, que nos capacita a impulsionar a educação, o esporte e a responsabilidade social nas comunidades em que estamos inseridos.

Alunos ativos
+ 500

Espírito Santo

Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Aracruz, Linhares, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Águia Branca, Santa Teresa, São João de Petrópolis (Barracão).

São Paulo

São Paulo, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Matão, Piracicaba, Sorocaba, Sumaré, Vinhedo.

Minas Gerais

Betim, Sabará, Santa Luzia, Congonhas.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, Itaguaí, Mangaratiba.

Como surgimos

No interior do Espírito Santo, uma família simples, com cinco irmãos e pais dedicados, levava uma vida tranquila. O pai era professor, e a mãe cuidava da casa e dos filhos. A rotina era pacata, típica das pequenas comunidades rurais, longe da agitação das grandes cidades. Mas essa família tinha uma paixão que a tornava única: o basquete.

Desde o momento em que descobriram o esporte, o basquete passou a fazer parte da vida de todos. Cada irmão seguiu seu próprio caminho dentro das quadras, alguns se dedicando por mais tempo, outros menos. Mas foi um dos irmãos que acabou indo mais longe.

Esse menino cresceu, começou a levar o basquete a sério e saiu em busca de novas oportunidades. Mudou-se para a capital, depois para outros estados, até que chegou à Seleção Brasileira. Em pouco tempo, ele estava de malas prontas para jogar na Espanha. Dali, não demorou muito para alcançar o sonho de tantos atletas: a NBA. Conquistou títulos, se destacou e se tornou um ídolo mundial.

Mesmo com todo o sucesso, ele nunca esqueceu suas origens e o caminho percorrido para chegar até lá. Mais do que isso, sempre teve o desejo de retribuir à comunidade tudo o que o esporte proporcionou a ele. Queria compartilhar os aprendizados do basquete e oferecer oportunidades para que outras crianças também pudessem sonhar.

Foi assim que nasceu o Instituto Anderson Varejão — uma iniciativa que promove a transformação social por meio do basquete, transmitindo valores como disciplina, trabalho em equipe e respeito, e ajudando a formar não apenas atletas, mas cidadãos preparados para a vida.

Metodologia

O Instituto Anderson Varejão adota uma metodologia própria e inovadora, fundamentada no trabalho de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de diversas áreas, como Psicologia, Educação Física, Pedagogia e Assistência Social, que atua em duas frentes – psicossocial e pedagógica.

Na frente psicossocial a equipe atende demandas psicossociais dos alunos fazendo redirecionamentos para mecanismos públicos de promoção, proteção e defesa de garantia dos direitos humanos e demais parceiros.

E, na frente pedagógica, essa mesma equipe é responsável pela elaboração, aplicação e monitoramento do método educacional que consiste no desenvolvimento dos alunos para que se tornem agentes transformadores.

De modo geral, o objetivo da equipe é preparar os alunos para expressarem suas opiniões e fundamentarem perguntas e respostas em situações individuais e cotidianas, promovendo assim um desenvolvimento crítico e social. Este processo é conduzido através do aprimoramento de competências básicas, sendo elas:

Pessoais

Habilidades, conhecimentos e características individuais que potencializam o desenvolvimento das pessoas em diferentes áreas da vida. Elas vão além das capacidades técnicas, influenciando não apenas a forma como se enfrentam desafios e se colabora com os outros, mas também fortalecendo a capacidade de liderar e aprender continuamente.

Interpessoais

Habilidades e capacidades que uma pessoa utiliza para interagir, comunicar-se e relacionar-se efetivamente com os outros. Essas habilidades são primordiais em diversos contextos, sendo essenciais para estabelecer conexões positivas, (re)construir comunidades, redes de apoio e cultivar relacionamentos saudáveis.

Tutelares

Abrange um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes necessários para oferecer suporte e compassivo às pessoas e ao meio em que estão inseridas. Essa competência de cuidado é essencial para promover relações de confiança, respeito e qualidade de vida, incluindo a preservação do ambiente e o cuidado com o espaço coletivo que compartilhamos.

Com base nesses três grupos, trabalhamos cada competência ao longo de quatro meses, um por quadrimestre. Em cada período, abordamos temas transversais que se conectam diretamente à competência daquele período.

Temas Transversais

Os temas transversais constituem a parte fundamental da nossa atuação no cenário educacional esportivo, através deles nos comprometemos com uma educação circunscrita na esfera da cidadania, buscando proporcionar elementos que guiem os alunos na orientação, análise e crítica de ações pessoais e coletivas, direcionando a seu exercício de cidadania. São os Temas Transversais que edificam as três competências trabalhadas pelo Instituto.

A partir de Temas Transversais os alunos são impactados com base nas suas próprias experiências vividas. Mensalmente, as aulas abordam temas estratégicos, dando ênfase a alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e das Diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), relacionados aos problemas comumente enfrentado pelos alunos.

Conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os ODS funcionam como um guia para escolha dos nossos temas, portanto tem um papel imprescindível no nosso método. É alinhado a estes objetivos que os temas são transformados em atividades de aula, visando proporcionar uma vivência corporal e reflexão dos temas selecionados.

As atividades transformam os temas em discussões de domínios social, cognitivo, socioafetivo e cultural, pois, entendemos que mesmo uma simples situação de jogo “um contra um”, na quadra, pode ser utilizada como ferramenta para desenvolver o conhecimento sobre equidade de gênero, por exemplo.

O enriquecimento e a ressignificação, evidentes (em alguns casos) no aprendizado dos alunos, são resultados tangíveis desse trabalho. A cada questão ou situação apresentada pelos educadores, os alunos são convidados a relacionar a prática do basquete com temáticas, consolidando um conhecimento ampliado, principalmente na esfera sociocognitiva e educacional.

Por meio de fintas, passes, arremessos e dribles, os temas são explorados, proporcionando uma visão de mundo mais ampla aos alunos. Além disso, interpelam a possibilidade de integração de valores e conteúdos aprendidos no basquete na vida em sociedade.

Os temas trabalhados mensalmente têm uma relação direta com o grupo maior de competências, como é possível observar na tabela abaixo:

Abordagens de Trabalho

1. Palestra do Tema Transversal

Compreendemos a importância de manter os familiares informados e envolvidos no processo educacional de seus filhos. A transparência é um elemento essencial para o alcance de resultados positivos.
Por isso, elaboramos mensalmente um conteúdo exclusivo para os pais e responsáveis, consistindo em um vídeo temático sobre o tema abordado nas aulas. O material tem como objetivo ampliar o impacto das atividades, reforçar o conteúdo e incentivar a participação ativa dos pais e responsáveis, alcançando não apenas os alunos, mas também seu círculo familiar.

2. Atividade do Tema Transversal

As atividades transversais traduzem, na prática, como utilizamos o basquete como uma ferramenta de transformação social. É uma ação que utiliza exercícios de basquete ou outra dinâmica esportiva para trabalhar os temas transversais com a intenção de desenvolver competências pessoais e sociais que ultrapassam a quadra e fortalecem a formação integral dos participantes.

Por exemplo, em uma atividade sobre honestidade, os próprios alunos assumem o papel de árbitros em um jogo, refletindo sobre justiça e fair play dentro e fora da quadra. Já para o tema Solidariedade propor um exercício em que só é possível marcar ponto se todos os jogadores do time tocarem na bola. E assim com todos os 12 temas.

No entanto, após cada atividade o educador deve disparar discussões que façam os alunos refletirem sobre o que foi vivido e relacionarem com suas atividades cotidianas. É no momento do diálogo que a aprendizagem acontece.

Missões

A cada quatro meses, os alunos são desafiados a realizar missões que permitirão vivenciar, na prática, a aplicação das competências trabalhadas ao longo do quadrimestre. A missão é a oportunidade que os alunos têm de vivenciar a resolução de desafios, ou seja, é a oportunidade de vivenciar o que é ser um agente transformador na prática. A ordem das competências é flexível, permitindo adaptações que melhor dialoguem com a proposta de cada tema transversal.

Jogar junto

Competência Interpessoal

Jogar na Defesa

Competência Tutelar

Jogar no ataque

Pessoal

Nosso objetivo, a partir do Método Educacional, é preparar nossos alunos para atuarem em suas comunidades com criatividade, organização e engajamento, a fim de gerar impacto positivo e transformar realidades, contribuindo para a construção de um futuro mais justo, inclusivo e consciente para todas as pessoas.