O ginásio da Escola Estadual José Cândido de Souza, no bairro da Pompeia, em São Paulo, foi palco de celebração nesta quinta-feira, 26. Com muita animação, atividades esportivas e a presença de 150 crianças e adolescentes, o IAV (Instituto Anderson Varejão) lançou oficialmente quatro novos núcleos do Projeto Ídolo Social na capital paulista.
Os novos núcleos acumulam 200 alunos e são uma realização do IAV em parceria com o Instituto Cury. O objetivo é promover a inclusão social por meio do basquete, oferecendo desenvolvimento integral e formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes.
Durante o evento, as crianças receberam os uniformes oficiais e participaram de uma série de atividades que envolveram jogos, brincadeiras e momentos de confraternização com integrantes de nossos parceiros. Além da entrega simbólica dos materiais, o clima foi de entusiasmo e motivação.
Núcleos atendidos
O Projeto Ídolo Social lançado oficialmente nesta quinta-feira atua em quatro escolas estaduais da capital paulista e da região metropolitana: E.E Alarico Silveira, na Barra Funda, E.E José Cândido de Souza, na Pompeia, E.E João Baptista de Brito, na Vila Yara, e na E.E Antônio Raposo Tavares, em Osasco.
Parcerias que inspiram
A nova fase do Projeto Ídolo Social foi celebrada por representantes das instituições envolvidas, que destacaram o impacto transformador da iniciativa. Jamil Costa, presidente do IAV, disse que o momento simboliza a expansão de um sonho coletivo. “Sempre que a gente começa um projeto, estamos ampliando o nosso sonho de levar o basquete como instrumento educacional. Nossos projetos são muito mais do que basquete”, afirmou.
Nosso presidente destacou ainda a importância da parceria com o Instituto Cury, que compartilha de nossos valores. “A gente se preocupa com a educação integral, com os valores que o esporte traz em si, mas também com uma metodologia que trabalha temas como meio ambiente, solidariedade e o potencial de cada aluno”.
João Marcelo, presidente da Pró Basquete, reforçou a importância de oferecer o basquete como ferramenta de desenvolvimento durante a infância e adolescência. “A oportunidade de eles terem contato com o basquete, conhecerem a modalidade, desenvolverem habilidades físicas, técnicas e motoras nessa fase é muito legal. Mas muito mais do que isso, é o nosso slogan: é muito mais do que basquete”.
Segundo João Marcelo, o projeto também estimula competências pessoais e sociais, fundamentais para a formação dos alunos. “Eles aprendem a conviver, a se relacionar com os colegas e a se inserir no ambiente em que vivem. Isso faz parte da metodologia que temos aplicado e que, sem dúvida, contribui para construir uma sociedade melhor no futuro”.
Presente no lançamento, o presidente do Instituto Cury, Fabio Elias Cury, se emocionou ao ver o ginásio cheio de crianças e relatou a conexão pessoal com o esporte. “Sou basqueteiro desde a infância, jogo desde pequeno. Ver minhas filhas pegando uma bola de basquete pela primeira vez aqui, junto com quase 200 crianças, é algo que me emociona demais”, contou.
Para ele, o impacto do projeto vai além da quadra. “Acabei de escutar que a presença das crianças na escola aumentou por causa do projeto. Isso mostra que estamos no caminho certo. O Instituto Cury e o Instituto Anderson Varejão têm um longo caminho juntos — e não tem nada melhor do que o esporte para colher frutos para a sociedade”.
A relevância da iniciativa também foi destacada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, parceira do IAV. Priscila Oliveira, líder de Esportes da pasta, comemorou a ampliação da parceria com o instituto e os efeitos já percebidos nas escolas. “Mesmo com pouco tempo de projeto, já percebemos melhora na frequência escolar. Começa assim, pequeno, e vai impactando a vida dos alunos de uma forma que talvez nem tenhamos imaginado”, afirmou.
Realização
O Projeto Ídolo Social é realizado pelo Instituto Anderson Varejão em parceria com o Instituto Cury.
Confira mais fotos desse dia: