Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória
Realizar sonhos sempre foi o meu maior desejo e, nestes últimos anos, eles se realizaram com frequência, o que me trouxe muitas alegrias e emoções.
E por falar em sonhos, nosso ídolo Anderson Varejão também está muito feliz, pois seu desejo de devolver à sociedade um pouco do que o basquete proporcionou a ele está se realizando — e ainda tem muito a realizar.
Hoje, o Instituto desenvolve projetos em dezenas de cidades dos quatro estados da Região Sudeste, impactando positivamente a vida de mais de 4.000 crianças, adolescentes e familiares.
Como nossa missão, buscamos realizar a inclusão e integração social — tarefa à qual nos dedicamos e nos especializamos a cada dia. Neste ano, pudemos receber muitas crianças e adolescentes com deficiência, que chegaram trazendo muito amor, lições de vida e exemplos de dedicação, superação e persistência.
Essas experiências nos mostraram o quanto éramos limitados e nos motivaram a estudar e melhorar, para realizarmos uma linda caminhada juntos.
Fora das quadras, no desenvolvimento das missões propostas pela Equipe Multidisciplinar, nossos alunos dão show — com incríveis “cestas de três” no jogo da vida — por meio de apresentações artísticas de teatro, dança, canto, pintura, poesia, filmes, entre outros.
Também se destacam nas campanhas solidárias de arrecadação de alimentos e roupas para entidades assistenciais e famílias em situação de vulnerabilidade; e em ações de sustentabilidade, através de reflorestamento, revitalização de espaços e limpeza de áreas públicas.
Sempre com o propósito de desenvolver agentes transformadores, estimulamos nossos alunos a iniciativas e à organização dessas ações e, com isso, colocamos em prática nosso lema:
“É Muito Mais Que Basquete!”
Jamil Costa
Presidente: Jamil Marcelo Gonçalves Costa
Vice Presidente: José Guilherme Calil Maia
Conselho Fiscal: Fernando Feres Penna
Conselho Fiscal: Kerllon Anicácio de Souza
Conselho Fiscal: Matheus dos Prazeres Costa
Diretor Executivo: João Marcelo Leite
Fundado em 2014, o Instituto Anderson Varejão é uma OSCIP (Organização Social de Interesse Público) que desenvolve projetos esportivos e socioeducativos voltados, prioritariamente, para crianças e jovens entre 7 e 14 anos de idade, devidamente matriculados nas redes pública ou privada de ensino.
As ações do IAV têm como objetivos o incentivo à prática esportiva, o estímulo ao desenvolvimento motor e a melhoria da qualidade de vida. Esses benefícios vão além das quadras, com iniciativas que permitem a participação das famílias e valorizam aspectos como inclusão, relacionamento, convivência e ampliação da socialização por meio do compartilhamento de experiências.
Com as ações do Instituto Anderson Varejão, temos proporcionado cada vez mais boas oportunidades para a formação de crianças e adolescentes. Oportunidades essas que buscamos ampliar por meio da formalização de novas parcerias e do fortalecimento das já existentes, graças à incessante busca por um padrão elevado de gestão — o que nos capacita a impulsionar a educação, o esporte e a responsabilidade social nas comunidades em que estamos inseridos.
O Instituto Anderson Varejão e a Jr. NBA juntos no programa oficial de basquete juvenil da maior liga de basquete do mundo.
O programa auxilia a fomentar o basquete gerando impactos extraordinários nos jovens dentro e fora das quadras.
Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória
A Super Clínica Pró Basquete é um circuito nacional de capacitação voltado ao desenvolvimento de profissionais do basquete, com foco em treinadores, professores de educação física, agentes de projetos sociais e atuantes no ambiente escolar.
Realizada em quatro etapas ao longo de 2026, nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória, capitais dos quatro estados da região Sudeste, a iniciativa promove uma formação completa, combinando atividades teóricas e práticas, painéis institucionais e experiências aplicadas à realidade do basquete educacional e de base.
A organização é conduzida pelo Instituto Anderson Varejão, em parceria com a Pró Basquete, e apoio de parceiros institucionais e patrocínio da Vale, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, e do Instituto Cury, via investimento direto.
Instituto Anderson Varejão
Projeto Ídolo Social SP
Unidade 2 Ano 2
Total de alunos cadastrados no projeto
Número de pessoas nas famílias
Alunos com deficiência
Feminino | 74
56%
Masculino | 59
44%
Até 1 salário
mínimo | 88
0%
De 2 a 4 salários
mínimos | 45
0%
De 5 a 8 salários
mínimos | 0
0%
Acima de 9
mínimos | 0
0%
A Super Clínica Pro Basquete contou com um corpo técnico altamente qualificado, reunindo profissionais com ampla experiência nacional e internacional na formação de atletas. Fizeram parte da equipe de treinadores os argentinos Ricardo Bojanich e Juan Pablo Figueroa, o espanhol Octavio Lafiaccola, além dos brasileiros Flávio Davis, Daniel Wattfy, Jamil Costa e Helen Luz.
Maior referência do basquete de formação na América Latina e com cinco décadas de experiência formativa no currículo, foi responsável pela coordenação metodológica da Super Clínica. Liderou o desenvolvimento dos conteúdos aplicados nas quatro etapas, garantindo padronização e qualidade técnica. Bojanich é professor de Educação Física e Treinador nível 3 da Argentina.
Treinador com mais de 40 anos de experiência na formação de atletas, reconhecido pela atuação consistente no desenvolvimento técnico e pedagógico no basquete brasileiro. Atuou durante 35 anos no Minas Tênis Clube e é idealizador do Instituto Superação.
Profissional espanhol com experiência no basquete europeu, com passagens como técnico e assistente técnico em clubes da Espanha, construiu uma trajetória sólida na formação de atletas. Entre 2022 e 2024, atuou como diretor técnico da NBA Basketball School Brasil e Uruguai. Atualmente, é coordenador técnico da Pró Basquete, sendo peça-chave na estruturação metodológica dos projetos.
Ex-atleta profissional com atuação pela Seleção Argentina e passagens por equipes de destaque, como o Franca Basquete, traz para a formação uma bagagem internacional e vivência de alto nível competitivo. Atualmente, é coordenador técnico do IAV, sendo responsável por agregar experiência prática e consistência metodológica às atividades.
Ex-jogador profissional e treinador com passagens por clubes relevantes da elite do basquete brasileiro, reúne experiência prática e conhecimento técnico na formação de atletas. Atua com foco no desenvolvimento de fundamentos e capacidades motoras, sendo atualmente coordenador técnico do IAV no Espírito Santo.
Presidente do Instituto Anderson Varejão (IAV) e Coordenador Técnico do Instituto ASPA, tem forte atuação em projetos educacionais e formação de base, contribuindo diretamente para a estruturação pedagógica das clínicas.
Ex-atleta da Seleção Brasileira, medalhista olímpica, campeã mundial e comentarista dos canais ESPN, participou como palestrante, agregando experiência de alto rendimento e vivência internacional ao conteúdo.
A etapa de abertura da Super Clínica Pró Basquete foi realizada entre os dias 20 e 22 de fevereiro, no Conjunto Desportivo Baby Barioni, reunindo 150 participantes.
Assim como nas demais sedes, a programação abordou temas como motricidade, controle corporal, fundamentos do jogo e conceitos básicos de ataque e defesa, além de reforçar o basquete como uma importante ferramenta educacional no desenvolvimento de jovens.
A abertura contou com a presença de representantes do poder público estadual, como o Coronel Marcelo Lessa, da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, e Priscila Souza, da Secretaria de Educação do Estado, que participaram, durante um painel, ativamente de discussões institucionais e contribuíram para o diálogo entre esporte e educação, ampliando perspectivas para futuras ações conjuntas.
A etapa foi enriquecida pela presença do Coordenador Técnico Geral da Pró Basquete, Ricardo Bojanich, referência internacional no basquete de formação, que comandou a criação metodológica e deu profundidade técnica às atividades. A clínica também contou com a participação da campeã mundial e medalhista olímpica Helen Luz.
“Encontrei muita energia boa, muita gente focada e muita atenção. A verdade é que desfrutamos muitíssimo. A clínica impactou o nível de aprendizado dos participantes por toda a incorporação de conteúdo e conhecimento que lhes foram passados”
A Super Clínica Pró Basquete em Belo Horizonte aconteceu entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março, no Minas Tênis Clube, reunindo 160 participantes. A clínica contou com forte presença institucional, reunindo importantes lideranças do basquete brasileiro e representantes de entidades públicas e privadas.
Entre os destaques, estiveram o presidente da CBB, Marcelo Sousa, o vice-presidente Fábio Deschamps e o secretário-geral Carlos Fontenelle, que participaram de um painel sobre o desenvolvimento do basquete nacional, mostrando perspectivas estratégicas e diretrizes para o crescimento da modalidade no país.
Também estiveram presentes a coordenadora-geral do Ministério do Esporte, Aline Neves, além dos representantes da Vale, Bruno Queiroz e Bruna Guimarães, analista de Responsabilidade Social, que contribuíram para o debate sobre o papel da Lei de Incentivo ao Esporte e o impacto social de projetos esportivos.
Lideranças locais como Carlos Henrique Martins Teixeira, presidente do Minas Tênis Clube, Kouros Monadjemi, ex-presidente do Minas e da LNB (Liga Nacional de Basquete), e Leonardo Saraiva, presidente da Federação Mineira de Basketball, também marcaram presença.
A programação ainda teve a participação do atleta da Seleção Brasileira, Rafa Luz, que compartilhou experiências de sua trajetória e destacou a importância da formação contínua no basquete. Ele estava em Belo Horizonte para as eliminatórias da Copa do Mundo de Basquete.
“Tivemos três dias fantásticos, com treinadores com sede de conhecimento. Foi uma troca muito rica, porque do mesmo jeito que a gente ensina, a gente aprende. O basquete sai fortalecido de um evento como esse”
A etapa do Rio de Janeiro da Super Clínica Pró Basquete foi realizada entre os dias 6 e 8 de março, na sede da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), no Riocentro, reunindo cerca de 100 participantes. A realização da clínica na casa do basquete brasileiro evidenciou o apoio institucional da entidade ao desenvolvimento da modalidade, fortalecendo a difusão do conhecimento e a formação de profissionais que atuam desde o ambiente escolar até o alto rendimento.
A etapa teve importante participação de representantes da área educacional do município, como Bianca Mathiesen, gerente de Projetos Pedagógicos Extracurriculares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, e Maxwel Bastos, membro da equipe esportiva da Gerência de Projetos Pedagógicos Extracurriculares, que participaram de um painel voltado ao papel do esporte na formação de cidadãos e à atuação dos profissionais da educação nesse processo.
A programação também teve a presença de Bruno Queiroz, da Vale, e Fernanda Fingerl, gerente de Metodologias Sociais da Fundação Vale, que conduziram discussões sobre o impacto social do esporte e o papel da Lei de Incentivo no desenvolvimento de projetos esportivos. Os painéis ampliaram o debate sobre o uso do basquete como ferramenta pedagógica e de transformação social.
“A clínica no Rio de Janeiro superou tudo o que a gente esperava. Foi muito legal e faz todo esse trabalho valer a pena, porque percebemos que há muitos profissionais querendo aprender mais. Acredito que conseguimos passar um material de muito boa qualidade para o pessoal que esteve lá”
A edição da Super Clínica Pró Basquete em Vitória foi realizada entre os dias 13 e 15 de março, no SESI Jardim da Penha, reunindo 100 participantes e marcando o encerramento do circuito de capacitação na região Sudeste.
A programação foi acompanhada por Maria Celeste Rocha, coordenadora de Práticas Integradoras da Secretaria Municipal de Educação de Vitória (SEME), que esteve presente nas atividades da clínica falando sobre a importância da parceria com o poder público municipal e do ambiente escolar na formação de crianças e adolescentes.
“A ideia é que esse conhecimento se espalhe e contribua para massificar o basquete no Brasil, especialmente como ferramenta dentro de projetos sociais. Foi um conteúdo bem elaborado, que conseguiu atender diferentes segmentos”
Além da capacitação de profissionais, a Super Clínica Pró Basquete promoveu festivais de integração em todas as cidades, reunindo cerca de 800 crianças e adolescentes ao longo das quatro etapas – aproximadamente 200 em cada -, todos atendidos pelo IAV e por projetos sociais parceiros.
As atividades foram desenvolvidas com foco no aprendizado por meio do jogo, priorizando a vivência prática do basquete de forma educativa. Durante os festivais, as crianças tiveram a oportunidade de interagir, confraternizar, desenvolver fundamentos da modalidade e vivenciar valores como trabalho em equipe, respeito e convivência social.
O Festival realizado em Belo Horizonte contou com a participação especial de atletas da equipe profissional de basquete do Minas Tênis Clube, finalista da última edição do NBB.
Os jogadores fizeram a alegria da garotada ao participar das atividades recreativas, entrando nas brincadeiras e travando “duelos” de um contra um com os participantes. As interações renderam momentos marcantes como a enterrada do gigante Néora Francis, que levantou a galera.
Com o objetivo de promover a formação continuada e garantir a excelência do trabalho executado pelos profissionais de iniciação esportiva, o coordenador regional do Instituto Anderson Varejão, Leonardo Camargo, e professores do Projeto Ídolo Social SP Unidade 2 Ano 2 compareceram a uma clínica de capacitação na cidade de São Paulo, realizada em parceria com a Pró Basquete.
Eles participaram de aulas práticas e teóricas, que buscaram aprimorar as técnicas de ensino de basquetebol. As atividades foram comandadas por dois treinadores internacionais, o argentino Juan Pablo Figueroa e o espanhol Octavio Lafiaccola, além de palestrantes convidados.
As atividades proporcionaram uma intensa troca de experiências e atualização pedagógica por meio de uma abordagem multidisciplinar. O conteúdo incluiu desde estratégias de desenvolvimento motor até gestão de equipes.
Leonardo e os professores presentes atuam como agentes disseminadores desse conhecimento entre a equipe pedagógica dos núcleos do projeto, reforçando a qualidade do trabalho socioesportivo desenvolvido no dia a dia. Os resultados refletiram-se não apenas na qualificação dos professores, mas também no impacto direto nos jovens atendidos, reforçando o compromisso do Instituto Anderson Varejão com a excelência na formação de educadores.
A clínica na capital paulista foi realizada no Complexo Esportivo Baby Barioni e recebeu convidados ilustres como Helen Luz, campeã mundial de basquete com a Seleção Feminina em 1994, e Coronel Helena Reis, secretária de Esporte do Estado de São Paulo, que discursaram ao público de professores presente.
A clínica teve duração de três dias, com mais de 20 horas de atividades ministradas pelos treinadores. Eles demonstraram diferentes opções de jogos, brincadeiras e dinâmicas que podem ser aplicadas durante as aulas, de acordo com faixa etária e nível de cada turma. Os exercícios permitiram aos professores a chance de, na prática, se colocarem no lugar dos alunos e entenderem a dinâmica e dificuldades enfrentadas por eles.
Com o objetivo de fortalecer as competências interpessoais, o senso de solidariedade e a responsabilidade social, os alunos dos núcleos do Projeto Ídolo Social Unidade 2 participaram da campanha “Jogar Junto”, uma iniciativa que uniu esporte e cidadania por meio da arrecadação peças de vestuário e brinquedos.
A ação não apenas incentivou a prática esportiva, mas também destacou a importância do trabalho em equipe e do engajamento comunitário, valores fundamentais para a formação integral dos jovens.
Os estudantes assumiram um papel ativo em todas as etapas do projeto: primeiro, mobilizaram suas redes de contato, buscando doações junto a familiares, amigos e vizinhos; depois, dedicaram-se à organização e triagem das peças arrecadadas, separando roupas e calçados.
Ao todo foram coletadas mais de 300 peças entre roupas, calçados e brinquedos, que foram destinados para a Associação Projeto Arte de Amar, entidade que atende cerca de 130 crianças em ações ligadas a cultura, proteção do meio ambiente e segurança alimentar.
A presidente Associação Projeto Arte de Amar Soraya Rodrigues e o vice-presidente Gabriel Ferreira — visitaram os núcleos para receberem as doações. Os alunos recepcionaram os convidados com entusiasmo e participaram de um momento de diálogo, onde ouviram sobre os objetivos da entidade e a importância do trabalho realizado no bairro. Posteriormente, o professor Anderson participou da entrega das doações à comunidade, realizada durante o feriado de Páscoa
A ação teve como objetivo reforçar o compromisso e estreitar laços entre o Instituto Anderson Varejão (IAV) e a comunidade nas áreas em que atua.
Um grupo de alunos do Projeto Ídolo Social Unidade 2 viveu uma tarde recheada de emoções ao acompanhar in loco a partida entre Flamengo e Minas, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O confronto foi válido pela 13ª rodada da temporada 2024/2025 do NBB e terminou com a vitória do time de Belo Horizonte por 81 a 70 .
Para a maioria dos alunos presentes esta foi a primeira vez em uma partida do NBB e eles puderam fazer parte de uma grande festa nas arquibancadas do lendário ginásio carioca. No intervalo da partida os jovens participaram de atividades e brincadeira dentro de quadra juntos aos mascotes do time rubro-negro e do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Após o término da partida as crinaças puderam interagir com os atletas das duas equipes. Foi o momento ideal para chegar bem perto dos ídolos, colher autógrafos e tirar muitas fotos, que ficarão eternizadas.
Em consonância com os assuntos extra-quadra trabalhados nos temas transversais, especialmente os relacionados ao meio ambiente, os beneficiários dos Projeto Ídolo Social SP – Unidade 2 Ano 2 desenvolveram um trabalho de revitalização da área do entorno do espaço utilizado para as atividades do projeto.
Os alunos, em conjunto com as equipes pedagógicas, definiram a área e as ações a serem realizadas no local. Entre as atividades executadas, estiveram ações de limpeza como recolhimento de resíduos de jardins e canteiros.
Além de revitalizar os espaços utilizados pelas crianças e pela comunidade, tornando-os mais bonitos e agradáveis, a missão tem como objetivo despertar nos alunos o senso de coletividade e pertencimento, desenvolver o trabalho em equipe e promover a conscientização sobre a conservação do meio ambiente.
Em consonância com os assuntos extra-quadra trabalhados nos temas transversais, especialmente os relacionados ao meio ambiente, os beneficiários dos quatro núcleos do Projeto Ídolo Social – Unidade 4, Ano 3 desenvolveram um trabalho de revitalização das áreas do entorno dos espaços utilizados para as atividades do projeto.
Os alunos, em conjunto com as equipes pedagógicas, definiram as áreas e as ações a serem realizadas nesses locais. Entre as atividades executadas, estiveram ações de limpeza em praias — com recolhimento de lixo na faixa de areia —, plantio de árvores e revitalização de canteiros.
Além de revitalizar os espaços utilizados pelas crianças e pela comunidade, tornando-os mais bonitos e agradáveis, a missão tem como objetivo despertar nos alunos o senso de coletividade e pertencimento, desenvolver o trabalho em equipe e promover a conscientização sobre a conservação do meio ambiente.
No núcleo do município de Colatina, os alunos se reuniram para realizar o plantio de mudas de árvores em uma área de reflorestamento e recuperação de nascentes, localizada no campus da UNESC.
Os estudantes participaram desde a etapa de planejamento, que incluiu debates sobre preservação ambiental. As atividades envolveram a limpeza do terreno, o preparo do solo, o plantio de novas mudas e, ao final, uma palestra sobre educação ambiental.
No município da Serra, a atividade realizada foi a limpeza da faixa de areia na Praia de Jacaraípe. Com o auxílio de pais e professores, os alunos atuaram no recolhimento de diversos materiais, como tampinhas, garrafas, embalagens plásticas, papelão, palitos de picolé e bitucas de cigarro.
A ação teve como objetivo reforçar o compromisso do Instituto Anderson Varejão (IAV) com a educação ambiental e a responsabilidade social nas áreas em que atua.
Alunos e familiares atendidos pelo Instituto Anderson Varejão e por outros projetos sociais apoiados pela Vale em Mangaratiba participaram da iniciativa intitulada “Ô de casa”. Criado em 2024, o evento tem o intuito de encurtar distâncias para o diálogo e difundir a atuação social da empresa nas comunidades onde atua.
Durante o “Ô de casa”, os participantes assistiram a um filme sobre a história de Mangaratiba, em que também fizeram parte das gravações. Durante o dia eles ainda participaram de diversas atividades ligadas a educação ambiental, dinâmicas de alimentação saudável, massagem com fisioterapeuta e oficina de vela na praia.
No mês de dezembro o IAV promoveu amistosos entre suas equipes sub-13, sub-14, sub-15 e sub-16 e as divisões de base do Novo Basquete Angra, equipe da cidade de Angra dos Reis (RJ). Sob a orientação dos professores Márcia Santos, Ana Maria e Miguel Rezende, 22 atletas do Instituto foram selecionados e se reuniram no Núcleo de Vila Isabel para a disputa das partidas.
A realização do evento consolidou mais uma ação de integração e troca de experiências esportivas promovida pelo Instituto Anderson Varejão em conjunto com entes da comunidade local.