Realizar sonhos sempre foi o meu maior desejo e, nestes últimos anos, eles se realizaram com frequência, o que me trouxe muitas alegrias e emoções.
E por falar em sonhos, nosso ídolo Anderson Varejão também está muito feliz, pois seu desejo de devolver à sociedade um pouco do que o basquete proporcionou a ele está se realizando — e ainda tem muito a realizar.
Hoje, o Instituto desenvolve projetos em dezenas de cidades dos quatro estados da Região Sudeste, impactando positivamente a vida de mais de 4.000 crianças, adolescentes e familiares.
Como nossa missão, buscamos realizar a inclusão e integração social — tarefa à qual nos dedicamos e nos especializamos a cada dia. Neste ano, pudemos receber muitas crianças e adolescentes com deficiência, que chegaram trazendo muito amor, lições de vida e exemplos de dedicação, superação e persistência.
Essas experiências nos mostraram o quanto éramos limitados e nos motivaram a estudar e melhorar, para realizarmos uma linda caminhada juntos.
Fora das quadras, no desenvolvimento das missões propostas pela Equipe Multidisciplinar, nossos alunos dão show — com incríveis “cestas de três” no jogo da vida — por meio de apresentações artísticas de teatro, dança, canto, pintura, poesia, filmes, entre outros.
Também se destacam nas campanhas solidárias de arrecadação de alimentos e roupas para entidades assistenciais e famílias em situação de vulnerabilidade; e em ações de sustentabilidade, através de reflorestamento, revitalização de espaços e limpeza de áreas públicas.
Sempre com o propósito de desenvolver agentes transformadores, estimulamos nossos alunos a iniciativas e à organização dessas ações e, com isso, colocamos em prática nosso lema:
“É Muito Mais Que Basquete!”
Jamil Costa
Presidente: Jamil Marcelo Gonçalves Costa
Vice Presidente: José Guilherme Calil Maia
Conselho Fiscal: Fernando Feres Penna
Conselho Fiscal: Kerllon Anicácio de Souza
Conselho Fiscal: Matheus dos Prazeres Costa
Diretor Executivo: João Marcelo Leite
Fundado em 2014, o Instituto Anderson Varejão é uma OSCIP (Organização Social de Interesse Público) que desenvolve projetos esportivos e socioeducativos voltados, prioritariamente, para crianças e jovens entre 7 e 14 anos de idade, devidamente matriculados nas redes pública ou privada de ensino.
As ações do IAV têm como objetivos o incentivo à prática esportiva, o estímulo ao desenvolvimento motor e a melhoria da qualidade de vida. Esses benefícios vão além das quadras, com iniciativas que permitem a participação das famílias e valorizam aspectos como inclusão, relacionamento, convivência e ampliação da socialização por meio do compartilhamento de experiências.
Com as ações do Instituto Anderson Varejão, temos proporcionado cada vez mais boas oportunidades para a formação de crianças e adolescentes. Oportunidades essas que buscamos ampliar por meio da formalização de novas parcerias e do fortalecimento das já existentes, graças à incessante busca por um padrão elevado de gestão — o que nos capacita a impulsionar a educação, o esporte e a responsabilidade social nas comunidades em que estamos inseridos.
O Instituto Anderson Varejão e a Jr. NBA juntos no programa oficial de basquete juvenil da maior liga de basquete do mundo.
O programa auxilia a fomentar o basquete gerando impactos extraordinários nos jovens dentro e fora das quadras.
Com este projeto, o Instituto Anderson Varejão faz do basquete um instrumento educacional, visando não só a formação do atleta, mas especialmente o olhar para a criança e o adolescente.
O Projeto Ídolo Social – Unidade 6 Ano 3 realiza aulas de iniciação à modalidade basquetebol, bem como promove inclusão, integração social e desenvolvimento de valores para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, nas cidades de Betim, Congonhas, Sabará e Santa Luzia, no estado de Minas Gerais.
O projeto se complementa com ações de temas transversais, que relacionam o esporte às questões educativas, a fim de garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento integral, os direitos humanos, a igualdade de gênero, a promoção de uma cultura de paz e não violência, a cidadania global, a diversidade cultural e a contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
Instituto Anderson Varejão
Projeto Ídolo Social
UNIDADE 6 ANO 3
Total de alunos cadastrados no projeto
Número de pessoas nas famílias
Alunos com deficiência
Feminino | 18
30%
Masculino | 280
70%
Até 1 salário
mínimo | 163
0%
De 2 a 4 salários
mínimos | 211
0%
De 5 a 8 salários
mínimos | 22
0%
Acima de 9
mínimos | 2
0%
Com o objetivo de promover a formação continuada e garantir a excelência do trabalho executado pelos profissionais de iniciação esportiva, o coordenador regional do Instituto Anderson Varejão, e professores do Projeto Basquete.com Unidade 6 Ano 3 participaram de uma clínica de capacitação em Sabará, realizada em parceria com a Pró Basquete.
Eles participaram de aulas práticas e teóricas, que buscaram aprimorar as técnicas de ensino de basquetebol. As atividades foram comandadas por dois treinadores internacionais, o argentino Juan Pablo Figueroa e o espanhol Octavio Lafiaccola, além de palestrantes convidados. O Presidente do IAV, Jamil Costa, também compareceu nas atividades e falou aos presentes.
As atividades proporcionaram uma intensa troca de experiências e atualização pedagógica por meio de uma abordagem multidisciplinar. O conteúdo incluiu desde estratégias de desenvolvimento motor até gestão de equipes.
Professores presentes, agora, atuam como agentes disseminadores desse conhecimento entre a equipe pedagógica dos núcleos do projeto, reforçando a qualidade do trabalho socioesportivo desenvolvido no dia a dia.
Os resultados refletiram-se não apenas na qualificação dos professores, mas também no impacto direto nos jovens atendidos, reforçando o compromisso do Instituto Anderson VArejão com a excelência na formação de educadores.
A clínica em Sabará foi realizada no Ginásio Poliesportivo do Siderúrgica, gentilmente cedido pela Secretaria de Esportes do município, e teve a chancela da Federação Mineira de Basketball (FMB). O evento recebeu a visita de Paula Clark, subsecretária de Esportes de Sabará, Josilene Silva, assessora executiva da Secretaria de Esportes, numa demonstração de confiança e credibilidade no trabalho realizado.
A clínica teve duração de três dias, com mais de 20 horas de atividades ministradas pelos treinadores. Eles demonstraram diferentes opções de jogos, brincadeiras e dinâmicas que podem ser aplicadas durante as aulas, de acordo com a faixa etária e o nível de cada turma atendida. Os exercícios permitiram aos professores a chance de, na prática, se colocarem no lugar dos alunos e entenderem a dinâmica e as dificuldades enfrentadas por eles.
O encontro com os pais e responsáveis dos participantes do Projeto Ídolo Social é realizado sempre no início do calendário de atividades, com o objetivo de apresentar as diretrizes e os propósitos do programa técnico e educacional.
Nesse momento, a equipe técnica do projeto esclarece todos os pontos relevantes e responde às eventuais dúvidas, buscando transmitir segurança aos pais e responsáveis, além de fortalecer o comprometimento e garantir o bom andamento das atividades com os alunos.
A integração entre pais, alunos e a equipe técnica é considerada essencial para a construção de um canal de comunicação eficaz, que será fundamental para o sucesso do projeto e para o desenvolvimento dos participantes.
Outro tema importante abordado nesse encontro foi a inclusão e a integração social, com foco no olhar ampliado sobre a criança e o adolescente, visando à formação integral — não apenas enquanto atletas.
Foi reforçada, também, a importância da participação dos alunos nas palestras mensais com profissionais de diversas áreas (Temas Transversais), que serão contextualizadas nas atividades práticas e conectadas a situações vivenciadas durante as aulas ou presentes nos meios de comunicação.
O Instituto Anderson Varejão (IAV) alcançou mais um importante objetivo e, em novembro de 2024, renovou seu compromisso com as praças de atendimento nas cidades mineiras de Betim, Congonhas, Sabará e Santa Luzia, por meio do Projeto Ídolo Social. A iniciativa é realizada com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte e conta com o patrocínio da empresa Vale
Marcando oficialmente o início das atividades, foram realizados eventos de lançamento nas quatro cidades atendidas.
Além dos alunos, as cerimônias de abertura contaram com a presença de pais e responsáveis. Na ocasião, professores e coordenadores do Instituto Anderson Varejão aproveitaram para esclarecer os detalhes referentes aos objetivos e à metodologia do Projeto Ídolo Social, que tem como foco o desenvolvimento integral dos alunos como cidadãos — e não apenas como atletas de basquete.
Estiveram presentes o coordenador geral do Instituto Anderson Varejão, Thiago Palma, além da equipe de professores e estagiários locais dos núcleos.
Durante os eventos, o coordenador ressaltou a importância do tripé de parceria entre o Poder Público, as empresas com responsabilidade social e o IAV, reforçando o compromisso conjunto com o desenvolvimento esportivo-educacional de qualidade.
Também foi realizada a entrega dos novos uniformes aos participantes — um momento marcante de integração entre os alunos. Em seguida, eles já puderam estrear os uniformes nas primeiras atividades e jogos, iniciando oficialmente as ações do projeto.
Veja um pouco mais do lançamento do projeto e como ele tem impactados os alunos e seus familiares nesse vídeo:
Os Temas Transversais constituem parte fundamental da nossa atuação, pois por meio deles nos comprometemos com uma educação circunscrita na esfera da cidadania, buscando proporcionar elementos que guiem os alunos na orientação, análise e crítica de ações pessoais e coletivas, direcionando seu exercício de cidadania.
Nosso objetivo é que nossos alunos expressem suas opiniões, fundamentem perguntas e respostas em situações cotidianas, promovendo um desenvolvimento crítico e social. Assim sendo, a abordagem é realizada de forma interdisciplinar, desenvolvendo, de maneira crítica, o conhecimento sobre Temas Transversais, ancorados no esporte educacional.
Mensalmente, as aulas abordam temas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e estão relacionados a problemas comumente enfrentados pelos alunos. Além disso, também acontecem palestras a respeito do tema do mês.
A cada questão ou situação apresentada pelos educadores, os alunos são convidados a relacionar a prática do basquete com tais temáticas, consolidando um conhecimento ampliado, principalmente na esfera sócio-cognitiva e proporcionando uma visão de mundo mais ampla aos alunos. Além disso, interpelam a possibilidade de integração de valores e conteúdos aprendidos no basquete na vida em sociedade.
Mensalmente, os núcleos realizam o Festival de Basquete, com o objetivo de promover a interação entre os alunos de diferentes turmas e possibilitar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no dia a dia. Essa atividade também funciona como uma ferramenta de avaliação do desenvolvimento físico, técnico e emocional dos participantes.
Os festivais ocorrem sempre aos finais de semana e contam com a presença das famílias, fortalecendo o vínculo entre o projeto, os alunos e seus responsáveis.
Organizados por faixas etárias, os alunos participam de dinâmicas que incluem circuitos, competições e atividades recreativas, sempre contextualizadas com os Temas Transversais. Além disso, são realizados jogos reduzidos — nas modalidades 3×3, 4×4 ou 5×5 — proporcionando momentos de diversão, interação e aprendizado.
As atividades respeitam os limites individuais e as características de desenvolvimento de cada faixa etária, promovendo um ambiente inclusivo, saudável e educativo.
Um grupo de alunos do Projeto Ídolo Social Unidade 6 Ano 3 viveu uma noite para guardar na memória no mês de março. Eles puderam acompanhar in loco o segundo dia de atividades do Jogo das Estrelas do NBB 2025, realizado na Arena do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, sendo para a maioria a primeira vez em um ginásio de uma equipe do NBB.
Dentro de quadra, além das partidas entre os melhores atletas do basquete nacional, um verdadeiro show de luzes e muitas atrações encantaram a todos. Fora dela, as crianças puderam interagir com uma série de jogos e brincadeiras que ocupavam um espaço com decoração temática, anexo à arena.
Foi o momento ideal para muitas fotos e momentos que ficarão eternizados em suas vidas.
Ouça como o Projeto Ídolo Social mudou a vida da nossa aluna Lorrana Strey do núcleo de Colatina:
Crianças e adolescentes atendidos nos núcleos de Sabará e Santa Luzia, tiveram a oportunidade de vivenciar de perto o clima de uma grande competição ao acompanhar a seletiva Road to Challenger, evento de basquete 3×3 promovido pela CBB (Confederação Brasileira de Basketball). O torneio, que foi realizado no Minas Shopping, em Belo Horizonte, integra o calendário nacional da modalidade e faz parte do projeto que visa a classificação do Brasil para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2026.
Além de assistirem às partidas, os integrantes do projeto também conheceram o presidente da CBB, Marcelo Corrêa Sousa, que esteve presente no local e fez questão de conversar com os alunos. O encontro também serviu como momento de integração entre os núcleos do IAV e os profissionais envolvidos no projeto.
Com o objetivo de fortalecer as competências interpessoais, o senso de solidariedade e a responsabilidade social, os alunos dos núcleos do Projeto Ídolo Social Unidade 6 Ano 3 participaram da campanha “Jogar Junto”, uma iniciativa que uniu esporte e cidadania por meio da arrecadação peças de vestuário e cobertores.
A ação não apenas incentivou a prática esportiva, mas também destacou a importância do trabalho em equipe e do engajamento comunitário, valores fundamentais para a formação integral dos jovens.
Os estudantes assumiram um papel ativo em todas as etapas do projeto: primeiro, mobilizaram suas redes de contato, buscando doações junto a familiares, amigos e vizinhos; depois, dedicaram-se à organização e triagem das peças arrecadadas, separando roupas e calçados. Todo o material coletado foi destinado a instituições locais que atuam diretamente no apoio a populações vulneráveis, reforçando assim o vínculo entre o projeto e a comunidade.
No município da Serra, a atividade realizada foi a limpeza da faixa de areia na Praia de Jacaraípe. Com o auxílio de pais e professores, os alunos atuaram no recolhimento de diversos materiais, como tampinhas, garrafas, embalagens plásticas, papelão, palitos de picolé e bitucas de cigarro.
A ação teve como objetivo reforçar o compromisso do Instituto Anderson Varejão (IAV) com a educação ambiental e a responsabilidade social nas áreas em que atua.
Em consonância com os assuntos extra-quadra trabalhados nos temas transversais, especialmente os relacionados ao meio ambiente, os beneficiários dos quatro núcleos do Projeto Ídolo Social – Unidade 4, Ano 3 desenvolveram um trabalho de revitalização das áreas do entorno dos espaços utilizados para as atividades do projeto.
Os alunos, em conjunto com as equipes pedagógicas, definiram as áreas e as ações a serem realizadas nesses locais. Entre as atividades executadas, estiveram ações de limpeza em praias — com recolhimento de lixo na faixa de areia —, plantio de árvores e revitalização de canteiros.
Além de revitalizar os espaços utilizados pelas crianças e pela comunidade, tornando-os mais bonitos e agradáveis, a missão tem como objetivo despertar nos alunos o senso de coletividade e pertencimento, desenvolver o trabalho em equipe e promover a conscientização sobre a conservação do meio ambiente.
No núcleo do município de Colatina, os alunos se reuniram para realizar o plantio de mudas de árvores em uma área de reflorestamento e recuperação de nascentes, localizada no campus da UNESC.
Os estudantes participaram desde a etapa de planejamento, que incluiu debates sobre preservação ambiental. As atividades envolveram a limpeza do terreno, o preparo do solo, o plantio de novas mudas e, ao final, uma palestra sobre educação ambiental.
No município da Serra, a atividade realizada foi a limpeza da faixa de areia na Praia de Jacaraípe. Com o auxílio de pais e professores, os alunos atuaram no recolhimento de diversos materiais, como tampinhas, garrafas, embalagens plásticas, papelão, palitos de picolé e bitucas de cigarro.
A ação teve como objetivo reforçar o compromisso do Instituto Anderson Varejão (IAV) com a educação ambiental e a responsabilidade social nas áreas em que atua.
Em consonância com os assuntos extra-quadra trabalhados nos temas transversais, especialmente os relacionados ao meio ambiente, os beneficiários dos quatro núcleos do Projeto Ídolo Social – Unidade 4, Ano 3 desenvolveram um trabalho de revitalização das áreas do entorno dos espaços utilizados para as atividades do projeto.
Os alunos, em conjunto com as equipes pedagógicas, definiram as áreas e as ações a serem realizadas nesses locais. Entre as atividades executadas, estiveram ações de limpeza em praias — com recolhimento de lixo na faixa de areia —, plantio de árvores e revitalização de canteiros.
Além de revitalizar os espaços utilizados pelas crianças e pela comunidade, tornando-os mais bonitos e agradáveis, a missão tem como objetivo despertar nos alunos o senso de coletividade e pertencimento, desenvolver o trabalho em equipe e promover a conscientização sobre a conservação do meio ambiente.
No núcleo do município de Colatina, os alunos se reuniram para realizar o plantio de mudas de árvores em uma área de reflorestamento e recuperação de nascentes, localizada no campus da UNESC.
Os estudantes participaram desde a etapa de planejamento, que incluiu debates sobre preservação ambiental. As atividades envolveram a limpeza do terreno, o preparo do solo, o plantio de novas mudas e, ao final, uma palestra sobre educação ambiental.
No município da Serra, a atividade realizada foi a limpeza da faixa de areia na Praia de Jacaraípe. Com o auxílio de pais e professores, os alunos atuaram no recolhimento de diversos materiais, como tampinhas, garrafas, embalagens plásticas, papelão, palitos de picolé e bitucas de cigarro.
A ação teve como objetivo reforçar o compromisso do Instituto Anderson Varejão (IAV) com a educação ambiental e a responsabilidade social nas áreas em que atua.