Matão e Ribeirão Preto
Realizar sonhos sempre foi o meu maior desejo e, nestes últimos anos, eles se realizaram com frequência, o que me trouxe muitas alegrias e emoções.
E por falar em sonhos, nosso ídolo Anderson Varejão também está muito feliz, pois seu desejo de devolver à sociedade um pouco do que o basquete proporcionou a ele está se realizando — e ainda tem muito a realizar.
Hoje, o Instituto desenvolve projetos em dezenas de cidades dos quatro estados da Região Sudeste, impactando positivamente a vida de mais de 4.000 crianças, adolescentes e familiares.
Como nossa missão, buscamos realizar a inclusão e integração social — tarefa à qual nos dedicamos e nos especializamos a cada dia. Neste ano, pudemos receber muitas crianças e adolescentes com deficiência, que chegaram trazendo muito amor, lições de vida e exemplos de dedicação, superação e persistência.
Essas experiências nos mostraram o quanto éramos limitados e nos motivaram a estudar e melhorar, para realizarmos uma linda caminhada juntos.
Fora das quadras, no desenvolvimento das missões propostas pela Equipe Multidisciplinar, nossos alunos dão show — com incríveis “cestas de três” no jogo da vida — por meio de apresentações artísticas de teatro, dança, canto, pintura, poesia, filmes, entre outros.
Também se destacam nas campanhas solidárias de arrecadação de alimentos e roupas para entidades assistenciais e famílias em situação de vulnerabilidade; e em ações de sustentabilidade, através de reflorestamento, revitalização de espaços e limpeza de áreas públicas.
Sempre com o propósito de desenvolver agentes transformadores, estimulamos nossos alunos a iniciativas e à organização dessas ações e, com isso, colocamos em prática nosso lema:
“É Muito Mais Que Basquete!”
Jamil Costa
Presidente: Jamil Marcelo Gonçalves Costa
Vice Presidente: José Guilherme Calil Maia
Conselho Fiscal: Fernando Feres Penna
Conselho Fiscal: Kerllon Anicácio de Souza
Conselho Fiscal: Matheus dos Prazeres Costa
Diretor Executivo: João Marcelo Leite
Fundado em 2014, o Instituto Anderson Varejão é uma OSCIP (Organização Social de Interesse Público) que desenvolve projetos esportivos e socioeducativos voltados, prioritariamente, para crianças e jovens entre 7 e 14 anos de idade, devidamente matriculados nas redes pública ou privada de ensino.
As ações do IAV têm como objetivos o incentivo à prática esportiva, o estímulo ao desenvolvimento motor e a melhoria da qualidade de vida. Esses benefícios vão além das quadras, com iniciativas que permitem a participação das famílias e valorizam aspectos como inclusão, relacionamento, convivência e ampliação da socialização por meio do compartilhamento de experiências.
Com as ações do Instituto Anderson Varejão, temos proporcionado cada vez mais boas oportunidades para a formação de crianças e adolescentes. Oportunidades essas que buscamos ampliar por meio da formalização de novas parcerias e do fortalecimento das já existentes, graças à incessante busca por um padrão elevado de gestão — o que nos capacita a impulsionar a educação, o esporte e a responsabilidade social nas comunidades em que estamos inseridos.
O Instituto Anderson Varejão e a Jr. NBA juntos no programa oficial de basquete juvenil da maior liga de basquete do mundo.
O programa auxilia a fomentar o basquete gerando impactos extraordinários nos jovens dentro e fora das quadras.
Matão e Ribeirão Preto
Com este projeto, o Instituto Anderson Varejão faz do basquete um instrumento educacional, visando não só a formação do atleta, mas especialmente o olhar para a criança e o adolescente.
O Projeto Ídolo Social SP Ano 2 realiza aulas de iniciação à modalidade basquetebol, bem como promove inclusão, integração social e desenvolvimento de valores para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, na cidade de Matão e Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo.
O projeto se complementa com ações de temas transversais, que relacionam o esporte às questões educativas, a fim de garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento integral, os direitos humanos, a igualdade de gênero, a promoção de uma cultura de paz e não violência, a cidadania global, a diversidade cultural e a contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
Instituto Anderson Varejão
Projeto Ídolo Social SP
Ano 2
Total de alunos cadastrados no projeto
Número de pessoas nas famílias
Alunos com deficiência
Feminino | 78
35%
Masculino | 143
65%
Até 1 salário
mínimo | 95
0%
De 2 a 4 salários
mínimos | 118
0%
De 5 a 8 salários
mínimos | 6
0%
Acima de 9
mínimos | 2
0%
Com o objetivo de promover a formação continuada e garantir a excelência do trabalho executado pelos profissionais de iniciação esportiva, o coordenador regional do Instituto Anderson Varejão, Leonardo Camargo, e professores do Projeto Ídolo Social SP Ano 2 compareceram a uma clínica de capacitação na cidade de São Paulo, realizada em parceria com a Pró Basquete.
Eles participaram de aulas práticas e teóricas, que buscaram aprimorar as técnicas de ensino de basquetebol. As atividades foram comandadas por dois treinadores internacionais, o argentino Juan Pablo Figueroa e o espanhol Octavio Lafiaccola, além de palestrantes convidados.
As atividades proporcionaram uma intensa troca de experiências e atualização pedagógica por meio de uma abordagem multidisciplinar. O conteúdo incluiu desde estratégias de desenvolvimento motor até gestão de equipes.
Leonardo e os professores presentes atuam como agentes disseminadores desse conhecimento entre a equipe pedagógica dos núcleos do projeto, reforçando a qualidade do trabalho socioesportivo desenvolvido no dia a dia. Os resultados refletiram-se não apenas na qualificação dos professores, mas também no impacto direto nos jovens atendidos, reforçando o compromisso do Instituto Anderson Varejão com a excelência na formação de educadores.
A clínica na capital paulista foi realizada no Complexo Esportivo Baby Barioni e recebeu convidados ilustres como Helen Luz, campeã mundial de basquete com a Seleção Feminina em 1994, e Coronel Helena Reis, secretária de Esporte do Estado de São Paulo, que discursaram ao público de professores presente.
A clínica teve duração de três dias, com mais de 20 horas de atividades ministradas pelos treinadores. Eles demonstraram diferentes opções de jogos, brincadeiras e dinâmicas que podem ser aplicadas durante as aulas, de acordo com faixa etária e nível de cada turma. Os exercícios permitiram aos professores a chance de, na prática, se colocarem no lugar dos alunos e entenderem a dinâmica e dificuldades enfrentadas por eles.
O encontro com os pais e responsáveis dos participantes do Projeto Ídolo Social é realizado sempre no início do calendário de atividades, com o objetivo de apresentar as diretrizes e os propósitos do programa técnico e educacional.
Nesse momento, a equipe técnica do projeto esclarece todos os pontos relevantes e responde às eventuais dúvidas, buscando transmitir segurança aos pais e responsáveis, além de fortalecer o comprometimento e garantir o bom andamento das atividades com os alunos.
A integração entre pais, alunos e a equipe técnica é considerada essencial para a construção de um canal de comunicação eficaz, que será fundamental para o sucesso do projeto e para o desenvolvimento dos participantes.
Outro tema importante abordado nesse encontro foi a inclusão e a integração social, com foco no olhar ampliado sobre a criança e o adolescente, visando à formação integral — não apenas enquanto atletas.
Foi reforçada, também, a importância da participação dos alunos nas palestras mensais com profissionais de diversas áreas (Temas Transversais), que serão contextualizadas nas atividades práticas e conectadas a situações vivenciadas durante as aulas ou presentes nos meios de comunicação.
O Instituto Anderson Varejão (IAV) realiza mais um objetivo e, em outubro de 2025, renovou o compromisso com as praças de atendimento nas cidades paulistas de Matão e Ribeirão Preto com o Projeto Ídolo Social. A iniciativa é realizada com apoio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e conta com o patrocínio da empresa CPFL e do Instituto CPFL.
Marcando oficialmente o início das atividades, foram realizados eventos de lançamento nos núcleos atendidos onde, além dos alunos, as atividades contaram com a presença de muitos pais e responsáveis. Na ocasião, professores e coordenadores do IAV aproveitaram para esclarecer os detalhes referentes aos objetivos e a metodologia do Projeto Ídolo Social, que tem o olhar para o desenvolvimento integral dos alunos como cidadãos e não apenas no basquete.
Também estiveram presentes o presidente do IAV, Jamil Costa, o diretor executivo João Marcelo Leite, o coordenador geral Thiago Palma, além do coordenador regional Leonardo Camargo e sua equipe de professores e estagiários atuantes nos núcleos. Representando a CPFL participaram as colaboradoras Bruna Araújo e Beatriz Soares.
Jamil e João Marcelo aproveitaram o momento e destacaram a importância do tripé de parceria entre Poder Público, empresas com responsabilidade social e o IAV, todos com compromissos duradouros para um bom desenvolvimento esportivo-educacional.
Durante o evento também foi realizada a entrega dos novos uniformes aos participantes, um momento muito importante de integração entre os alunos. Na sequência, eles já puderam colocar à prova seus novos uniformes com as primeiras atividades e jogos.
O coordenador regional Leonardo Camargo foi entrevistado pela emissora local TV Matão e falou sobre o lançamento do Projeto Ídolo Social na região:
Os Temas Transversais constituem parte fundamental da nossa atuação, pois por meio deles nos comprometemos com uma educação circunscrita na esfera da cidadania, buscando proporcionar elementos que guiem os alunos na orientação, análise e crítica de ações pessoais e coletivas, direcionando seu exercício de cidadania.
Nosso objetivo é que nossos alunos expressem suas opiniões, fundamentem perguntas e respostas em situações cotidianas, promovendo um desenvolvimento crítico e social. Assim sendo, a abordagem é realizada de forma interdisciplinar, desenvolvendo, de maneira crítica, o conhecimento sobre Temas Transversais, ancorados no esporte educacional.
Mensalmente, as aulas abordam temas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e estão relacionados a problemas comumente enfrentados pelos alunos. Além disso, também acontecem palestras a respeito do tema do mês.
A cada questão ou situação apresentada pelos educadores, os alunos são convidados a relacionar a prática do basquete com tais temáticas, consolidando um conhecimento ampliado, principalmente na esfera sócio-cognitiva e proporcionando uma visão de mundo mais ampla aos alunos. Além disso, interpelam a possibilidade de integração de valores e conteúdos aprendidos no basquete na vida em sociedade.
Em consonância com os assuntos extra-quadra trabalhados nos temas transversais, especialmente os relacionados ao meio ambiente, os beneficiários dos quatro núcleos do Projeto Ídolo Social – Unidade SP Ano 2 desenvolveram um trabalho de revitalização das áreas do entorno dos espaços utilizados para as atividades do projeto.
Os alunos, em conjunto com as equipes pedagógicas, definiram as áreas e as ações a serem realizadas nesses locais. Entre as atividades executadas, estiveram o plantio de um jardim, com sementes de diferentes espécies de plantas e flores, e ações de limpeza de ruas e de uma praça nas proximidades da quadra. Os resíduos recolhidos ainda foram devidamente separados e destinados à reciclagem.
Além de revitalizar os espaços utilizados pelas crianças e pela comunidade, tornando-os mais bonitos e agradáveis, a missão tem como objetivo despertar nos alunos o senso de coletividade e pertencimento, desenvolver o trabalho em equipe e promover a conscientização sobre a conservação do meio ambiente.
Periodicamente, os núcleos realizam Festivais de Basquete, com o objetivo de promover a interação entre os alunos de diferentes turmas e alunos de outros projetos da região. Essa atividade possibilita a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no dia a dia e funciona como uma ferramenta de avaliação do desenvolvimento físico, técnico e emocional dos participantes.
Organizados por faixas etárias, os alunos participam de dinâmicas que incluem circuitos, competições e atividades recreativas, sempre contextualizadas com os Temas Transversais. Além disso, são realizados jogos reduzidos — nas modalidades 3×3, 4×4 ou 5×5 — proporcionando momentos de diversão, interação e aprendizado.
As atividades respeitam os limites individuais e as características de desenvolvimento de cada faixa etária, promovendo um ambiente inclusivo, saudável e educativo. Os festivais ocorrem sempre aos finais de semana e contam com a presença das famílias, fortalecendo o vínculo entre o projeto, os alunos e seus responsáveis.
Com o objetivo de fortalecer as competências interpessoais, o senso de solidariedade e a responsabilidade social, os alunos dos núcleos do Projeto Ídolo Social Unidade 2 participaram da campanha “Jogar Junto”, uma iniciativa que uniu esporte e cidadania por meio da arrecadação de alimentos e itens de vestuário.
A ação não apenas incentivou a prática esportiva, mas também destacou a importância do trabalho em equipe e do engajamento comunitário, valores fundamentais para a formação integral dos jovens.
Os estudantes assumiram um papel ativo em todas as etapas do projeto: primeiro, mobilizaram suas redes de contato, buscando doações junto a familiares, amigos e vizinhos; depois, dedicaram-se à organização e triagem das peças arrecadadas, separando roupas e calçados.
Em Ribeirão Preto, a entidade escolhida para entrega das doações foi o Lar do Jovem Idoso Tio João, instituição de longa permanência para idosos em situação de vulnerabilidade.
Em Matão, os jovens percorreram o bairro de porta em porta divulgando a campanha de arrecadação de alimentos junto aos vizinhos. Todos os mantimentos doados foram entregues à Associação Promocional Movidos pela Divina Misericórdia, conhecida como “Anjos da Noite”, que atua servindo refeições no período noturno a pessoas em situação de rua.
“A ação desenvolveu o senso de responsabilidade com o próximo ao colocar os alunos em situações reais de ajuda e empatia. A organização, a fala em público e a tomada de decisão foram práticas educativas ricas”
Reforçando a importância da temática de meio ambiente, os alunos desenvolveram uma “Missão” em que o foco central foi reciclagem, além de abordar temas complementares como reaproveitamento de materiais e descarte correto de resíduos.
Eles tiveram como desafio usar a criatividade para transformar resíduos como papelão, garrafas pet e tampinhas em novos objetos dando vida a materiais que antes iriam para o lixo.
O grupo de alunos, com auxílio da equipe de professores, colocou a mão na massa e confeccionou de lixeiras partir do material reciclável. Os novos equipamentos foram devidamente personalizados e posicionados em pontos estratégicos das escolas utilizadas como espaço de atividades do projeto.
Em consonância com os assuntos extra-quadra trabalhados nos temas transversais, especialmente os relacionados ao meio ambiente, os beneficiários dos quatro núcleos do Projeto Ídolo Social – Unidade 4, Ano 3 desenvolveram um trabalho de revitalização das áreas do entorno dos espaços utilizados para as atividades do projeto.
Os alunos, em conjunto com as equipes pedagógicas, definiram as áreas e as ações a serem realizadas nesses locais. Entre as atividades executadas, estiveram ações de limpeza em praias — com recolhimento de lixo na faixa de areia —, plantio de árvores e revitalização de canteiros.
Além de revitalizar os espaços utilizados pelas crianças e pela comunidade, tornando-os mais bonitos e agradáveis, a missão tem como objetivo despertar nos alunos o senso de coletividade e pertencimento, desenvolver o trabalho em equipe e promover a conscientização sobre a conservação do meio ambiente.
No núcleo do município de Colatina, os alunos se reuniram para realizar o plantio de mudas de árvores em uma área de reflorestamento e recuperação de nascentes, localizada no campus da UNESC.
Os estudantes participaram desde a etapa de planejamento, que incluiu debates sobre preservação ambiental. As atividades envolveram a limpeza do terreno, o preparo do solo, o plantio de novas mudas e, ao final, uma palestra sobre educação ambiental.
No município da Serra, a atividade realizada foi a limpeza da faixa de areia na Praia de Jacaraípe. Com o auxílio de pais e professores, os alunos atuaram no recolhimento de diversos materiais, como tampinhas, garrafas, embalagens plásticas, papelão, palitos de picolé e bitucas de cigarro.
A ação teve como objetivo reforçar o compromisso do Instituto Anderson Varejão (IAV) com a educação ambiental e a responsabilidade social nas áreas em que atua.
Um grupo de alunos do Projeto Ídolo Social Unidade 2 viveu uma tarde recheada de emoções ao acompanhar in loco a partida entre Flamengo e Minas, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O confronto foi válido pela 13ª rodada da temporada 2024/2025 do NBB e terminou com a vitória do time de Belo Horizonte por 81 a 70 .
Para a maioria dos alunos presentes esta foi a primeira vez em uma partida do NBB e eles puderam fazer parte de uma grande festa nas arquibancadas do lendário ginásio carioca. No intervalo da partida os jovens participaram de atividades e brincadeira dentro de quadra juntos aos mascotes do time rubro-negro e do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Após o término da partida as crinaças puderam interagir com os atletas das duas equipes. Foi o momento ideal para chegar bem perto dos ídolos, colher autógrafos e tirar muitas fotos, que ficarão eternizadas.
Em consonância com os assuntos extra-quadra trabalhados nos temas transversais, especialmente os relacionados ao meio ambiente, os beneficiários dos quatro núcleos do Projeto Ídolo Social – Unidade 4, Ano 3 desenvolveram um trabalho de revitalização das áreas do entorno dos espaços utilizados para as atividades do projeto.
Os alunos, em conjunto com as equipes pedagógicas, definiram as áreas e as ações a serem realizadas nesses locais. Entre as atividades executadas, estiveram ações de limpeza em praias — com recolhimento de lixo na faixa de areia —, plantio de árvores e revitalização de canteiros.
Além de revitalizar os espaços utilizados pelas crianças e pela comunidade, tornando-os mais bonitos e agradáveis, a missão tem como objetivo despertar nos alunos o senso de coletividade e pertencimento, desenvolver o trabalho em equipe e promover a conscientização sobre a conservação do meio ambiente.
No núcleo do município de Colatina, os alunos se reuniram para realizar o plantio de mudas de árvores em uma área de reflorestamento e recuperação de nascentes, localizada no campus da UNESC.
Os estudantes participaram desde a etapa de planejamento, que incluiu debates sobre preservação ambiental. As atividades envolveram a limpeza do terreno, o preparo do solo, o plantio de novas mudas e, ao final, uma palestra sobre educação ambiental.
No município da Serra, a atividade realizada foi a limpeza da faixa de areia na Praia de Jacaraípe. Com o auxílio de pais e professores, os alunos atuaram no recolhimento de diversos materiais, como tampinhas, garrafas, embalagens plásticas, papelão, palitos de picolé e bitucas de cigarro.
A ação teve como objetivo reforçar o compromisso do Instituto Anderson Varejão (IAV) com a educação ambiental e a responsabilidade social nas áreas em que atua.
No mês de dezembro o IAV promoveu amistosos entre suas equipes sub-13, sub-14, sub-15 e sub-16 e as divisões de base do Novo Basquete Angra, equipe da cidade de Angra dos Reis (RJ). Sob a orientação dos professores Márcia Santos, Ana Maria e Miguel Rezende, 22 atletas do Instituto foram selecionados e se reuniram no Núcleo de Vila Isabel para a disputa das partidas.
A realização do evento consolidou mais uma ação de integração e troca de experiências esportivas promovida pelo Instituto Anderson Varejão em conjunto com entes da comunidade local.
Alunos e familiares atendidos pelo Instituto Anderson Varejão e por outros projetos sociais apoiados pela Vale em Mangaratiba participaram da iniciativa intitulada “Ô de casa”. Criado em 2024, o evento tem o intuito de encurtar distâncias para o diálogo e difundir a atuação social da empresa nas comunidades onde atua.
Durante o “Ô de casa”, os participantes assistiram a um filme sobre a história de Mangaratiba, em que também fizeram parte das gravações. Durante o dia eles ainda participaram de diversas atividades ligadas a educação ambiental, dinâmicas de alimentação saudável, massagem com fisioterapeuta e oficina de vela na praia.