Projeto

ÍDOLO SOCIAL

UNIDADE 2

Palavra do

Presidente

Realizar sonhos sempre foi o meu maior desejo e, nestes últimos anos, eles se realizaram com frequência, o que me trouxe muitas alegrias e emoções.

E por falar em sonhos, nosso ídolo Anderson Varejão também está muito feliz, pois seu desejo de devolver à sociedade um pouco do que o basquete proporcionou a ele está se realizando — e ainda tem muito a realizar.

Hoje, o Instituto desenvolve projetos em dezenas de cidades dos quatro estados da Região Sudeste, impactando positivamente a vida de mais de 4.000 crianças, adolescentes e familiares.

Como nossa missão, buscamos realizar a inclusão e integração social — tarefa à qual nos dedicamos e nos especializamos a cada dia. Neste ano, pudemos receber muitas crianças e adolescentes com deficiência, que chegaram trazendo muito amor, lições de vida e exemplos de dedicação, superação e persistência.

Essas experiências nos mostraram o quanto éramos limitados e nos motivaram a estudar e melhorar, para realizarmos uma linda caminhada juntos.

Fora das quadras, no desenvolvimento das missões propostas pela Equipe Multidisciplinar, nossos alunos dão show — com incríveis “cestas de três” no jogo da vida — por meio de apresentações artísticas de teatro, dança, canto, pintura, poesia, filmes, entre outros.

Também se destacam nas campanhas solidárias de arrecadação de alimentos e roupas para entidades assistenciais e famílias em situação de vulnerabilidade; e em ações de sustentabilidade, através de reflorestamento, revitalização de espaços e limpeza de áreas públicas.

Sempre com o propósito de desenvolver agentes transformadores, estimulamos nossos alunos a iniciativas e à organização dessas ações e, com isso, colocamos em prática nosso lema:

“É Muito Mais Que Basquete!”

Jamil Costa

DIRETORIA E EQUIPE TÉCNICA

Presidente: Jamil Marcelo Gonçalves Costa
Vice Presidente: José Guilherme Calil Maia
Conselho Fiscal: Fernando Feres Penna

Conselho Fiscal: Kerllon Anicácio de Souza
Conselho Fiscal: Matheus dos Prazeres Costa
Diretor Executivo: João Marcelo Leite

Instituto

Anderson Varejão

Fundado em 2014, o Instituto Anderson Varejão é uma OSCIP (Organização Social de Interesse Público) que desenvolve projetos esportivos e socioeducativos voltados, prioritariamente, para crianças e jovens entre 7 e 14 anos de idade, devidamente matriculados nas redes pública ou privada de ensino.

As ações do IAV têm como objetivos o incentivo à prática esportiva, o estímulo ao desenvolvimento motor e a melhoria da qualidade de vida. Esses benefícios vão além das quadras, com iniciativas que permitem a participação das famílias e valorizam aspectos como inclusão, relacionamento, convivência e ampliação da socialização por meio do compartilhamento de experiências.

Com as ações do Instituto Anderson Varejão, temos proporcionado cada vez mais boas oportunidades para a formação de crianças e adolescentes. Oportunidades essas que buscamos ampliar por meio da formalização de novas parcerias e do fortalecimento das já existentes, graças à incessante busca por um padrão elevado de gestão — o que nos capacita a impulsionar a educação, o esporte e a responsabilidade social nas comunidades em que estamos inseridos.

Parceria Institucional

O Instituto Anderson Varejão e a Jr. NBA juntos no programa oficial de basquete juvenil da maior liga de basquete do mundo.

O programa auxilia a fomentar o basquete gerando impactos extraordinários nos jovens dentro e fora das quadras.

Sobre o

Projeto

atendimentos
0

Com este projeto, o Instituto Anderson Varejão faz do basquete um instrumento educacional, visando não só a formação do atleta, mas especialmente o olhar para a criança e o adolescente.

O Projeto Ídolo Social Unidade 2 realiza aulas de iniciação à modalidade basquetebol, bem como promove inclusão, integração social e desenvolvimento de valores para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, nas cidades do Rio de Janeiro, Itaguaí e Mangaratiba, no Estado do Rio de Janeiro.

O projeto se complementa com ações de temas transversais, que relacionam o esporte às questões educativas, a fim de garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento integral, os direitos humanos, a igualdade de gênero, a promoção de uma cultura de paz e não violência, a cidadania global, a diversidade cultural e a contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

DaDOS

Cadastrais

Instituto Anderson Varejão
Projeto Ídolo Social
Unidade 2

Total de alunos cadastrados no projeto

2

Número de pessoas nas famílias

350

Alunos com deficiência

1

Feminino | 83

22%

Masculino | 299

78%

Renda Familiar

Até 1 salário
mínimo | 216

0%

De 2 a 4 salários
mínimos | 158

0%

De 5 a 8 salários
mínimos | 8

0%

Acima de 9
mínimos | 0

0%

Capacitação

Técnica

Com o objetivo de promover a formação continuada e garantir a excelência do trabalho executado pelos profissionais de iniciação esportiva, o coordenador regional no Rio de Janeiro do Instituto Anderson Varejão, Ivan Chaves, e professores do Projeto Ídolo Social Unidade 2 compareceram a uma clínica de capacitação na cidade de São Paulo, realizada em parceria com a Pró Basquete

Eles participaram de aulas práticas e teóricas, que buscaram aprimorar as técnicas de ensino de basquetebol. As atividades foram comandadas por dois treinadores internacionais, o argentino Juan Pablo Figueroa e o espanhol Octavio Lafiaccola, além de palestrantes convidados.

As atividades proporcionaram uma intensa troca de experiências e atualização pedagógica por meio de uma abordagem multidisciplinar. O conteúdo incluiu desde estratégias de desenvolvimento motor até gestão de equipes.

Ivan e os professores presentes atuam como agentes disseminadores desse conhecimento entre a equipe pedagógica dos núcleos do projeto, reforçando a qualidade do trabalho socioesportivo desenvolvido no dia a dia. Os resultados refletiram- se não apenas na qualificação dos professores, mas também no impacto direto nos jovens atendidos, reforçando o compromisso do Instituto Anderson Varejão com a excelência na formação de educadores.

A clínica na capital paulista foi realizada no Complexo Esportivo Baby Barioni e recebeu convidados ilustres como Helen Luz, campeã mundial de basquete com a Seleção Feminina em 1994, e Coronel Helena Reis, secretária de Esporte do Estado de São Paulo, que discursaram ao público de professores presente.

A clínica teve duração de três dias, com mais de 20 horas de atividades ministradas pelos treinadores. Eles demonstraram diferentes opções de jogos, brincadeiras e dinâmicas que podem ser aplicadas durante as aulas, de acordo com faixa etária e nível de cada turma. Os exercícios permitiram aos professores a chance de, na prática, se colocarem no lugar dos alunos e entenderem a dinâmica e dificuldades enfrentadas por eles.

Reunião de

Pais e Responsáveis

O encontro com os pais e responsáveis dos participantes do Projeto Ídolo Social é realizado sempre no início do calendário de atividades, com o objetivo de apresentar as diretrizes e os propósitos do programa técnico e educacional.

Nesse momento, a equipe técnica do projeto esclarece todos os pontos relevantes e responde às eventuais dúvidas, buscando transmitir segurança aos pais e responsáveis, além de fortalecer o comprometimento e garantir o bom andamento das atividades com os alunos.

A integração entre pais, alunos e a equipe técnica é considerada essencial para a construção de um canal de comunicação eficaz, que será fundamental para o sucesso do projeto e para o desenvolvimento dos participantes.

Outro tema importante abordado nesse encontro foi a inclusão e a integração social, com foco no olhar ampliado sobre a criança e o adolescente, visando à formação integral — não apenas enquanto atletas.

Foi reforçada, também, a importância da participação dos alunos nas palestras mensais com profissionais de diversas áreas (Temas Transversais), que serão contextualizadas nas atividades práticas e conectadas a situações vivenciadas durante as aulas ou presentes nos meios de comunicação.

Lançamento

Oficial

O Instituto Anderson Varejão (IAV) alcançou mais um importante objetivo e, em dezembro de 2024, chegou às cidades do Rio de Janeiro, Itagauaí e Mangaratiba por meio do Projeto Ídolo Social. A iniciativa é realizada com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal e conta com o patrocínio das empresas Shell e Vale.

Marcando oficialmente o início das atividades, foram realizados eventos de lançamento em cada um dos núcleos atendidos, oportunidade em que os coordenadores e professores do IAV também puderam se aproximar dos pais e familiares dos alunos, esclarecendo pontos importantes sobre a metodologia utilizada

O presidente do IAV Jamil Costa, o coordenador geral Thiago Palma e o coordenador regional Ivan Chaves estiveram presentes e ressaltaram a importância do tripé de parceria entre as empresas com responsabilidade social, o Poder Público e o IAV, e reforçaram o compromisso conjunto com o desenvolvimento esportivo-educacional de qualidade. 

Também foram realizadas as entregas dos novos uniformes aos participantes — um momento marcante de integração entre os alunos. Em seguida, eles já puderam estrear os uniformes nas primeiras atividades e jogos, iniciando oficialmente as ações do projeto.

Veja um pouco mais do lançamento do projeto e como ele tem impactados os alunos e seus familiares nesse vídeo:

Temas

Transversais

Os Temas Transversais constituem parte fundamental da nossa atuação, pois por meio deles nos comprometemos com uma educação circunscrita na esfera da cidadania, buscando proporcionar elementos que guiem os alunos na orientação, análise e crítica de ações pessoais e coletivas, direcionando seu exercício de cidadania.

Nosso objetivo é que nossos alunos expressem suas opiniões, fundamentem perguntas e respostas em situações cotidianas, promovendo um desenvolvimento crítico e social. Assim sendo, a abordagem é realizada de forma interdisciplinar, desenvolvendo, de maneira crítica, o conhecimento sobre Temas Transversais, ancorados no esporte educacional.

Mensalmente, as aulas abordam temas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e estão relacionados a problemas comumente enfrentados pelos alunos. Além disso, também acontecem palestras a respeito do tema do mês.

A cada questão ou situação apresentada pelos educadores, os alunos são convidados a relacionar a prática do basquete com tais temáticas, consolidando um conhecimento ampliado, principalmente na esfera sócio-cognitiva e proporcionando uma visão de mundo mais ampla aos alunos. Além disso, interpelam a possibilidade de integração de valores e conteúdos aprendidos no basquete na vida em sociedade.

Dezembro/2024

Solidariedade

Coordenador Regional do IAV

Diego Reis

Janeiro/2025

BULLYING

Pedagoga

Sayonara de Aquino

Educadora Física e Pedagoga

Bruna Altoé

Fevereiro/2025

INCLUSÃO, PRECONCEITO E RESPEITO

Psicóloga

Flavia Donzelli

Março/2025

EQUIDADE DE GÊNERO

Diretora de Relações Institucionais e Políticas Públicas do Grupo Mulheres do Brasil

Andrea Schroeder

Abril/2025

DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Mestre em Direito, Pedagoga e Psicopedagoga

Livia Valle Paulino

Maio/2025

AUTOESTIMA

Psicopedagoga e Neuropsicóloga

Cristiene Perdigão

Junho/2025

MEIO AMBIENTE

Engenheiro e Gestor Ambiental

Frankcione Falcão

#Muitomaisque basquete!

Rio de Janeiro - E.M. Rev. Martin Luther King

Festivais de

Basquete

Periodicamente, os núcleos realizam Festivais de Basquete, com o objetivo de promover a interação entre os alunos de diferentes turmas e possibilitar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no dia a dia. Essa atividade também funciona como uma ferramenta de avaliação do desenvolvimento físico, técnico e emocional dos participantes.

Em abril, o IAV promoveu um grande encontro entre seus quatro núcleos fluminenses de basquete no bairro de Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro. O evento reuniu mais de 100 crianças e adolescentes dos núcleos da capital, de Itaguaí e de Mangaratiba em uma celebração que uniu esporte, inclusão e desenvolvimento social.

O evento contou ainda com as presenças de Daniel Riente e Leonardo Rangel, presidente e vice-presidente da Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ). Riente aproveitou a ocasião para conversar com as crianças e adolescentes e reafirmou o compromisso da entidade com a expansão do projeto no estado.

Rio de Janeiro - Vila Isabel

Flamengo x Minas

NBB

Um grupo de alunos do Projeto Ídolo Social Unidade 2 viveu uma tarde recheada de emoções ao acompanhar in loco a partida entre Flamengo e Minas, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O confronto foi válido pela 13ª rodada da temporada 2024/2025 do NBB e terminou com a vitória do time de Belo Horizonte por 81 a 70 .

Para a maioria dos alunos presentes esta foi a primeira vez em uma partida do NBB e eles puderam fazer parte de uma grande festa nas arquibancadas do lendário ginásio carioca. No intervalo da partida os jovens participaram de atividades e brincadeira dentro de quadra juntos aos mascotes do time rubro-negro e do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Após o término da partida as crinaças puderam interagir com os atletas das duas equipes. Foi o momento ideal para chegar bem perto dos ídolos, colher autógrafos e tirar muitas fotos, que ficarão eternizadas.

Missão 1

Jogar Junto

Com o objetivo de fortalecer as competências interpessoais, o senso de solidariedade e a responsabilidade social, os alunos dos núcleos do Projeto Ídolo Social Unidade 2 participaram da campanha “Jogar Junto”, uma iniciativa que uniu esporte e cidadania por meio da arrecadação peças de vestuário e cobertores.

A ação não apenas incentivou a prática esportiva, mas também destacou a importância do trabalho em equipe e do engajamento comunitário, valores fundamentais para a formação integral dos jovens.

Os estudantes assumiram um papel ativo em todas as etapas do projeto: primeiro, mobilizaram suas redes de contato, buscando doações junto a familiares, amigos e vizinhos; depois, dedicaram-se à organização e triagem das peças arrecadadas, separando roupas e calçados. Todo o material coletado foi destinado a instituições locais que atuam diretamente no apoio a populações vulneráveis, reforçando assim o vínculo entre o projeto e a comunidade.

No município da Serra, a atividade realizada foi a limpeza da faixa de areia na Praia de Jacaraípe. Com o auxílio de pais e professores, os alunos atuaram no recolhimento de diversos materiais, como tampinhas, garrafas, embalagens plásticas, papelão, palitos de picolé e bitucas de cigarro.

A ação teve como objetivo reforçar o compromisso do Instituto Anderson Varejão (IAV) com a educação ambiental e a responsabilidade social nas áreas em que atua.

Missão 2

Jogar no Ataque

Em consonância com os assuntos extra-quadra trabalhados nos temas transversais, especialmente os relacionados ao meio ambiente, os beneficiários dos quatro núcleos do Projeto Ídolo Social – Unidade 4, Ano 3 desenvolveram um trabalho de revitalização das áreas do entorno dos espaços utilizados para as atividades do projeto.

Os alunos, em conjunto com as equipes pedagógicas, definiram as áreas e as ações a serem realizadas nesses locais. Entre as atividades executadas, estiveram ações de limpeza em praias — com recolhimento de lixo na faixa de areia —, plantio de árvores e revitalização de canteiros.

Além de revitalizar os espaços utilizados pelas crianças e pela comunidade, tornando-os mais bonitos e agradáveis, a missão tem como objetivo despertar nos alunos o senso de coletividade e pertencimento, desenvolver o trabalho em equipe e promover a conscientização sobre a conservação do meio ambiente.

No núcleo do município de Colatina, os alunos se reuniram para realizar o plantio de mudas de árvores em uma área de reflorestamento e recuperação de nascentes, localizada no campus da UNESC.

Os estudantes participaram desde a etapa de planejamento, que incluiu debates sobre preservação ambiental. As atividades envolveram a limpeza do terreno, o preparo do solo, o plantio de novas mudas e, ao final, uma palestra sobre educação ambiental.

No município da Serra, a atividade realizada foi a limpeza da faixa de areia na Praia de Jacaraípe. Com o auxílio de pais e professores, os alunos atuaram no recolhimento de diversos materiais, como tampinhas, garrafas, embalagens plásticas, papelão, palitos de picolé e bitucas de cigarro.

A ação teve como objetivo reforçar o compromisso do Instituto Anderson Varejão (IAV) com a educação ambiental e a responsabilidade social nas áreas em que atua.

Missão 3

Jogar Junto

Em consonância com os assuntos extra-quadra trabalhados nos temas transversais, especialmente os relacionados ao meio ambiente, os beneficiários dos quatro núcleos do Projeto Ídolo Social – Unidade 4, Ano 3 desenvolveram um trabalho de revitalização das áreas do entorno dos espaços utilizados para as atividades do projeto.

Os alunos, em conjunto com as equipes pedagógicas, definiram as áreas e as ações a serem realizadas nesses locais. Entre as atividades executadas, estiveram ações de limpeza em praias — com recolhimento de lixo na faixa de areia —, plantio de árvores e revitalização de canteiros.

Além de revitalizar os espaços utilizados pelas crianças e pela comunidade, tornando-os mais bonitos e agradáveis, a missão tem como objetivo despertar nos alunos o senso de coletividade e pertencimento, desenvolver o trabalho em equipe e promover a conscientização sobre a conservação do meio ambiente.

No núcleo do município de Colatina, os alunos se reuniram para realizar o plantio de mudas de árvores em uma área de reflorestamento e recuperação de nascentes, localizada no campus da UNESC.

Os estudantes participaram desde a etapa de planejamento, que incluiu debates sobre preservação ambiental. As atividades envolveram a limpeza do terreno, o preparo do solo, o plantio de novas mudas e, ao final, uma palestra sobre educação ambiental.

No município da Serra, a atividade realizada foi a limpeza da faixa de areia na Praia de Jacaraípe. Com o auxílio de pais e professores, os alunos atuaram no recolhimento de diversos materiais, como tampinhas, garrafas, embalagens plásticas, papelão, palitos de picolé e bitucas de cigarro.

A ação teve como objetivo reforçar o compromisso do Instituto Anderson Varejão (IAV) com a educação ambiental e a responsabilidade social nas áreas em que atua.

Missão 3

Jogar Junto

Em consonância com os assuntos extra-quadra trabalhados nos temas transversais, especialmente os relacionados ao meio ambiente, os beneficiários dos quatro núcleos do Projeto Ídolo Social – Unidade 4, Ano 3 desenvolveram um trabalho de revitalização das áreas do entorno dos espaços utilizados para as atividades do projeto.

Os alunos, em conjunto com as equipes pedagógicas, definiram as áreas e as ações a serem realizadas nesses locais. Entre as atividades executadas, estiveram ações de limpeza em praias — com recolhimento de lixo na faixa de areia —, plantio de árvores e revitalização de canteiros.

Além de revitalizar os espaços utilizados pelas crianças e pela comunidade, tornando-os mais bonitos e agradáveis, a missão tem como objetivo despertar nos alunos o senso de coletividade e pertencimento, desenvolver o trabalho em equipe e promover a conscientização sobre a conservação do meio ambiente.

No núcleo do município de Colatina, os alunos se reuniram para realizar o plantio de mudas de árvores em uma área de reflorestamento e recuperação de nascentes, localizada no campus da UNESC.

Os estudantes participaram desde a etapa de planejamento, que incluiu debates sobre preservação ambiental. As atividades envolveram a limpeza do terreno, o preparo do solo, o plantio de novas mudas e, ao final, uma palestra sobre educação ambiental.

No município da Serra, a atividade realizada foi a limpeza da faixa de areia na Praia de Jacaraípe. Com o auxílio de pais e professores, os alunos atuaram no recolhimento de diversos materiais, como tampinhas, garrafas, embalagens plásticas, papelão, palitos de picolé e bitucas de cigarro.

A ação teve como objetivo reforçar o compromisso do Instituto Anderson Varejão (IAV) com a educação ambiental e a responsabilidade social nas áreas em que atua.

IAV x Angra dos Reis

Amistosos

No mês de dezembro o IAV promoveu amistosos entre suas equipes sub-13, sub-14, sub-15 e sub-16 e as divisões de base do Novo Basquete Angra, equipe da cidade de Angra dos Reis (RJ). Sob a orientação dos professores Márcia Santos, Ana Maria e Miguel Rezende,  22 atletas do Instituto foram selecionados e se reuniram no Núcleo de Vila Isabel para a disputa das partidas. 

A realização do evento consolidou mais uma ação de integração e troca de experiências esportivas promovida pelo Instituto Anderson Varejão em conjunto com entes da comunidade local.

Mangaratiba

"Ô de casa!"

Alunos e familiares atendidos pelo Instituto Anderson Varejão e por outros projetos sociais apoiados pela Vale em Mangaratiba participaram da iniciativa intitulada “Ô de casa”. Criado em 2024, o evento tem o intuito de encurtar distâncias para o diálogo e difundir a atuação social da empresa nas comunidades onde atua.

Durante o “Ô de casa”, os participantes assistiram a um filme sobre a história de Mangaratiba, em que também fizeram parte das gravações. Durante o dia eles ainda participaram de diversas atividades ligadas a educação ambiental, dinâmicas de alimentação saudável, massagem com fisioterapeuta e oficina de vela na praia.