Projeto

ÍDOLO SOCIAL

UNIDADE 4 ANO 3

Palavra do

Presidente

Realizar sonhos sempre foi o meu maior desejo e, nestes últimos anos, eles se realizaram com frequência, o que me trouxe muitas alegrias e emoções.

E por falar em sonhos, nosso ídolo Anderson Varejão também está muito feliz, pois seu desejo de devolver à sociedade um pouco do que o basquete proporcionou a ele está se realizando — e ainda tem muito a realizar.

Hoje, o Instituto desenvolve projetos em dezenas de cidades dos quatro estados da Região Sudeste, impactando positivamente a vida de mais de 4.000 crianças, adolescentes e familiares.

Como nossa missão, buscamos realizar a inclusão e integração social — tarefa à qual nos dedicamos e nos especializamos a cada dia. Neste ano, pudemos receber muitas crianças e adolescentes com deficiência, que chegaram trazendo muito amor, lições de vida e exemplos de dedicação, superação e persistência.

Essas experiências nos mostraram o quanto éramos limitados e nos motivaram a estudar e melhorar, para realizarmos uma linda caminhada juntos.

Fora das quadras, no desenvolvimento das missões propostas pela Equipe Multidisciplinar, nossos alunos dão show — com incríveis “cestas de três” no jogo da vida — por meio de apresentações artísticas de teatro, dança, canto, pintura, poesia, filmes, entre outros.

Também se destacam nas campanhas solidárias de arrecadação de alimentos e roupas para entidades assistenciais e famílias em situação de vulnerabilidade; e em ações de sustentabilidade, através de reflorestamento, revitalização de espaços e limpeza de áreas públicas.

Sempre com o propósito de desenvolver agentes transformadores, estimulamos nossos alunos a iniciativas e à organização dessas ações e, com isso, colocamos em prática nosso lema:

“É Muito Mais Que Basquete!”

Jamil Costa

DIRETORIA E EQUIPE TÉCNICA

Presidente: Jamil Marcelo Gonçalves Costa
Vice Presidente: José Guilherme Calil Maia
Conselho Fiscal: Fernando Feres Penna

Conselho Fiscal: Kerllon Anicácio de Souza
Conselho Fiscal: Matheus dos Prazeres Costa
Diretor Executivo: João Marcelo Leite

Instituto

Anderson Varejão

Fundado em 2014, o Instituto Anderson Varejão é uma OSCIP (Organização Social de Interesse Público) que desenvolve projetos esportivos e socioeducativos voltados, prioritariamente, para crianças e jovens entre 7 e 14 anos de idade, devidamente matriculados nas redes pública ou privada de ensino.

As ações do IAV têm como objetivos o incentivo à prática esportiva, o estímulo ao desenvolvimento motor e a melhoria da qualidade de vida. Esses benefícios vão além das quadras, com iniciativas que permitem a participação das famílias e valorizam aspectos como inclusão, relacionamento, convivência e ampliação da socialização por meio do compartilhamento de experiências.

Com as ações do Instituto Anderson Varejão, temos proporcionado cada vez mais boas oportunidades para a formação de crianças e adolescentes. Oportunidades essas que buscamos ampliar por meio da formalização de novas parcerias e do fortalecimento das já existentes, graças à incessante busca por um padrão elevado de gestão — o que nos capacita a impulsionar a educação, o esporte e a responsabilidade social nas comunidades em que estamos inseridos.

Parceria Institucional

O Instituto Anderson Varejão e a Jr. NBA juntos no programa oficial de basquete juvenil da maior liga de basquete do mundo.

O programa auxilia a fomentar o basquete gerando impactos extraordinários nos jovens dentro e fora das quadras.

Sobre o

Projeto

atendimentos
0

Com este projeto, o Instituto Anderson Varejão faz do basquete um instrumento educacional, visando não só a formação do atleta, mas especialmente o olhar para a criança e o adolescente.

O Projeto Ídolo Social – Unidade 4 Ano 3 realiza aulas de iniciação à modalidade basquetebol, bem como promove inclusão, integração social e desenvolvimento de valores para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e Serra, no estado do Espírito Santo.

O projeto se complementa com ações de temas transversais, que relacionam o esporte às questões educativas, a fim de garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento integral, os direitos humanos, a igualdade de gênero, a promoção de uma cultura de paz e não violência, a cidadania global, a diversidade cultural e a contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

DaDOS

Cadastrais

Instituto Anderson Varejão
Projeto Ídolo Social
UNIDADE 4 ANO 3

Total de alunos cadastrados no projeto

300

Número de pessoas nas famílias

100

Alunos com deficiência

10

Feminino | 131

37%

Masculino | 220

63%

Renda Familiar

De 2 a 4 salários
mínimos | 183

0%

Acima de 9
mínimos | 17

0%

De 5 a 8 salários
mínimos | 49

0%

Até 1 salário
mínimos | 101

0%

Capacitação

Técnica

Neste novo modelo de projeto, iniciamos a capacitação técnica de forma online, reunindo todos os profissionais envolvidos. O conteúdo foi organizado em módulos, conforme as demandas do trabalho: Técnico, Educacional, Documentação e Atividades Extras.

Todos os tópicos foram apresentados de maneira clara e didática, considerando as especificidades de cada faixa etária, o desenvolvimento individual, os indicadores sociais e os objetivos a serem alcançados.

A equipe multidisciplinar, responsável pelas áreas pedagógicas, apresentou os princípios e processos voltados ao suporte de alunos e familiares que necessitarem de apoio.

Como referência principal, foi apresentada a Cartilha com a metodologia revisada e atualizada, contendo a missão do Instituto, os aspectos técnicos, diretrizes de conduta profissional, comunicação, temas transversais, entre outros.

Nos meses seguintes, foram realizadas reciclagens técnicas presenciais, com foco nos fundamentos básicos do trabalho.

Em consonância com os assuntos extra-quadra trabalhados nos temas transversais, especialmente os relacionados ao meio ambiente, os beneficiários dos quatro núcleos do Projeto Ídolo Social – Unidade 4, Ano 3 desenvolveram um trabalho de revitalização das áreas do entorno dos espaços utilizados para as atividades do projeto.

Os alunos, em conjunto com as equipes pedagógicas, definiram as áreas e as ações a serem realizadas nesses locais. Entre as atividades executadas, estiveram ações de limpeza em praias — com recolhimento de lixo na faixa de areia —, plantio de árvores e revitalização de canteiros.

Além de revitalizar os espaços utilizados pelas crianças e pela comunidade, tornando-os mais bonitos e agradáveis, a missão tem como objetivo despertar nos alunos o senso de coletividade e pertencimento, desenvolver o trabalho em equipe e promover a conscientização sobre a conservação do meio ambiente.

Reunião de

Pais e Responsáveis

O encontro com os pais e responsáveis dos participantes do Projeto Ídolo Social é realizado sempre no início do calendário de atividades, com o objetivo de apresentar as diretrizes e os propósitos do programa técnico e educacional.

Nesse momento, a equipe técnica do projeto esclarece todos os pontos relevantes e responde às eventuais dúvidas, buscando transmitir segurança aos pais e responsáveis, além de fortalecer o comprometimento e garantir o bom andamento das atividades com os alunos.

A integração entre pais, alunos e a equipe técnica é considerada essencial para a construção de um canal de comunicação eficaz, que será fundamental para o sucesso do projeto e para o desenvolvimento dos participantes.

Outro tema importante abordado nesse encontro foi a inclusão e a integração social, com foco no olhar ampliado sobre a criança e o adolescente, visando à formação integral — não apenas enquanto atletas.

Foi reforçada, também, a importância da participação dos alunos nas palestras mensais com profissionais de diversas áreas (Temas Transversais), que serão contextualizadas nas atividades práticas e conectadas a situações vivenciadas durante as aulas ou presentes nos meios de comunicação.

Lançamento

Oficial

O Instituto Anderson Varejão (IAV) alcançou mais um importante objetivo e, em agosto de 2024, renovou seu compromisso com as praças de atendimento nas cidades capixabas de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e Serra, por meio do Projeto Ídolo Social. A iniciativa é realizada com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte e conta com o patrocínio das empresas Shell, WEG e Decolores.

Marcando oficialmente o início das atividades, foram realizados eventos de lançamento nas quatro cidades atendidas. Os locais escolhidos foram: Ginásio do IBC, em Cachoeiro de Itapemirim; Ginásio da UNESC, em Colatina; EMEF Elza Roni Scarpati, em Linhares; e EMEF Maria Estela, em Serra.

Além dos alunos, as cerimônias de abertura contaram com a presença de pais e responsáveis. Na ocasião, professores e coordenadores do Instituto Anderson Varejão aproveitaram para esclarecer os detalhes referentes aos objetivos e à metodologia do Projeto Ídolo Social, que tem como foco o desenvolvimento integral dos alunos como cidadãos — e não apenas como atletas de basquete.

Estiveram presentes o coordenador geral do IAV, Thiago Palma, o coordenador regional, Diego Lima, além da equipe de professores e estagiários dos núcleos.

Durante os eventos, os coordenadores ressaltaram a importância do tripé de parceria entre o Poder Público, as empresas com responsabilidade social e o IAV, reforçando o compromisso conjunto com o desenvolvimento esportivo-educacional de qualidade.

Também foi realizada a entrega dos novos uniformes aos participantes — um momento marcante de integração entre os alunos. Em seguida, eles já puderam estrear os uniformes nas primeiras atividades e jogos, iniciando oficialmente as ações do projeto em 2024.

Veja um pouco mais do lançamento do projeto e como ele tem impactados os alunos e seus familiares nesse vídeo:

Temas

Transversais

Os Temas Transversais representam uma parte essencial da nossa atuação, pois, por meio deles, reafirmamos nosso compromisso com uma educação voltada para a cidadania. Buscamos oferecer ferramentas que orientem os alunos na reflexão, análise e crítica de ações pessoais e coletivas, fortalecendo o exercício consciente da cidadania.

Nosso objetivo é estimular os alunos a expressarem suas opiniões com autonomia, fundamentarem perguntas e respostas a partir de vivências cotidianas e promoverem um desenvolvimento crítico e social. Para isso, a abordagem é conduzida de forma interdisciplinar, conectando os Temas Transversais ao esporte educacional.

As aulas mensais são planejadas com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e abordam temas diretamente relacionados aos desafios enfrentados pelos próprios alunos. Além das aulas, são realizadas palestras que aprofundam o tema do mês, enriquecendo a discussão.

A cada nova questão ou situação trazida pelos educadores, os alunos são incentivados a estabelecer conexões entre as práticas do basquete e os temas discutidos, ampliando o conhecimento principalmente na dimensão sócio-cognitiva. Essa metodologia promove uma visão de mundo mais abrangente, permitindo que os valores e aprendizados adquiridos no esporte sejam aplicados também na convivência em sociedade.

Agosto/2024

EQUIDADE DE GÊNERO

Advogada

Luiza R. M. de Castilho

Setembro/2024

AUTOESTIMA

Sociologa e Pedagoga

Laicy G. L. Barriionovo

Músico e Jornalista

João Paulo Barrionovo

Outubro/2024

SAÚDE E BEM-ESTAR

Cirurgiã e Ginecologista

Ailma Larre

Novembro/2024

MEIO AMBIENTE

Agente Ambiental - Comunitária

Alvejanete dos Anjos

Setembro/2024

AUTOESTIMA

Sociologa e Pedagoga

Laicy G. L. Barriionovo

Músico e Jornalista

João Paulo Barrionovo

Setembro/2024

AUTOESTIMA

Sociologa e Pedagoga

Laicy G. L. Barriionovo

Músico e Jornalista

João Paulo Barrionovo

Cachoeiro de Itapemirim

Festivais de

Basquete

Mensalmente, os núcleos realizam o Festival de Basquete, com o objetivo de promover a interação entre os alunos de diferentes turmas e possibilitar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no dia a dia. Essa atividade também funciona como uma ferramenta de avaliação do desenvolvimento físico, técnico e emocional dos participantes.

Os festivais ocorrem sempre aos finais de semana e contam com a presença das famílias, fortalecendo o vínculo entre o projeto, os alunos e seus responsáveis.

Organizados por faixas etárias, os alunos participam de dinâmicas que incluem circuitos, competições e atividades recreativas, sempre contextualizadas com os Temas Transversais. Além disso, são realizados jogos reduzidos — nas modalidades 3×3, 4×4 ou 5×5 — proporcionando momentos de diversão, interação e aprendizado.

As atividades respeitam os limites individuais e as características de desenvolvimento de cada faixa etária, promovendo um ambiente inclusivo, saudável e educativo.

Muito mais que basquete!

Ouça como o Projeto Ídolo Social mudou a vida da nossa aluna Lorrana Strey do núcleo de Colatina:

Missão 1

Jogar no Ataque

Em consonância com os assuntos extra-quadra trabalhados nos temas transversais, especialmente os relacionados ao meio ambiente, os beneficiários dos quatro núcleos do Projeto Ídolo Social – Unidade 4, Ano 3 desenvolveram um trabalho de revitalização das áreas do entorno dos espaços utilizados para as atividades do projeto.

Os alunos, em conjunto com as equipes pedagógicas, definiram as áreas e as ações a serem realizadas nesses locais. Entre as atividades executadas, estiveram ações de limpeza em praias — com recolhimento de lixo na faixa de areia —, plantio de árvores e revitalização de canteiros.

Além de revitalizar os espaços utilizados pelas crianças e pela comunidade, tornando-os mais bonitos e agradáveis, a missão tem como objetivo despertar nos alunos o senso de coletividade e pertencimento, desenvolver o trabalho em equipe e promover a conscientização sobre a conservação do meio ambiente.

No núcleo do município de Colatina, os alunos se reuniram para realizar o plantio de mudas de árvores em uma área de reflorestamento e recuperação de nascentes, localizada no campus da UNESC.

Os estudantes participaram desde a etapa de planejamento, que incluiu debates sobre preservação ambiental. As atividades envolveram a limpeza do terreno, o preparo do solo, o plantio de novas mudas e, ao final, uma palestra sobre educação ambiental.

No município da Serra, a atividade realizada foi a limpeza da faixa de areia na Praia de Jacaraípe. Com o auxílio de pais e professores, os alunos atuaram no recolhimento de diversos materiais, como tampinhas, garrafas, embalagens plásticas, papelão, palitos de picolé e bitucas de cigarro.

A ação teve como objetivo reforçar o compromisso do Instituto Anderson Varejão (IAV) com a educação ambiental e a responsabilidade social nas áreas em que atua.

Missão 2

Jogar no Ataque

Em consonância com os assuntos extra-quadra trabalhados nos temas transversais, especialmente os relacionados ao meio ambiente, os beneficiários dos quatro núcleos do Projeto Ídolo Social – Unidade 4, Ano 3 desenvolveram um trabalho de revitalização das áreas do entorno dos espaços utilizados para as atividades do projeto.

Os alunos, em conjunto com as equipes pedagógicas, definiram as áreas e as ações a serem realizadas nesses locais. Entre as atividades executadas, estiveram ações de limpeza em praias — com recolhimento de lixo na faixa de areia —, plantio de árvores e revitalização de canteiros.

Além de revitalizar os espaços utilizados pelas crianças e pela comunidade, tornando-os mais bonitos e agradáveis, a missão tem como objetivo despertar nos alunos o senso de coletividade e pertencimento, desenvolver o trabalho em equipe e promover a conscientização sobre a conservação do meio ambiente.

No núcleo do município de Colatina, os alunos se reuniram para realizar o plantio de mudas de árvores em uma área de reflorestamento e recuperação de nascentes, localizada no campus da UNESC.

Os estudantes participaram desde a etapa de planejamento, que incluiu debates sobre preservação ambiental. As atividades envolveram a limpeza do terreno, o preparo do solo, o plantio de novas mudas e, ao final, uma palestra sobre educação ambiental.

No município da Serra, a atividade realizada foi a limpeza da faixa de areia na Praia de Jacaraípe. Com o auxílio de pais e professores, os alunos atuaram no recolhimento de diversos materiais, como tampinhas, garrafas, embalagens plásticas, papelão, palitos de picolé e bitucas de cigarro.

A ação teve como objetivo reforçar o compromisso do Instituto Anderson Varejão (IAV) com a educação ambiental e a responsabilidade social nas áreas em que atua.

Missão 3

Jogar Junto

Em consonância com os assuntos extra-quadra trabalhados nos temas transversais, especialmente os relacionados ao meio ambiente, os beneficiários dos quatro núcleos do Projeto Ídolo Social – Unidade 4, Ano 3 desenvolveram um trabalho de revitalização das áreas do entorno dos espaços utilizados para as atividades do projeto.

Os alunos, em conjunto com as equipes pedagógicas, definiram as áreas e as ações a serem realizadas nesses locais. Entre as atividades executadas, estiveram ações de limpeza em praias — com recolhimento de lixo na faixa de areia —, plantio de árvores e revitalização de canteiros.

Além de revitalizar os espaços utilizados pelas crianças e pela comunidade, tornando-os mais bonitos e agradáveis, a missão tem como objetivo despertar nos alunos o senso de coletividade e pertencimento, desenvolver o trabalho em equipe e promover a conscientização sobre a conservação do meio ambiente.

No núcleo do município de Colatina, os alunos se reuniram para realizar o plantio de mudas de árvores em uma área de reflorestamento e recuperação de nascentes, localizada no campus da UNESC.

Os estudantes participaram desde a etapa de planejamento, que incluiu debates sobre preservação ambiental. As atividades envolveram a limpeza do terreno, o preparo do solo, o plantio de novas mudas e, ao final, uma palestra sobre educação ambiental.

No município da Serra, a atividade realizada foi a limpeza da faixa de areia na Praia de Jacaraípe. Com o auxílio de pais e professores, os alunos atuaram no recolhimento de diversos materiais, como tampinhas, garrafas, embalagens plásticas, papelão, palitos de picolé e bitucas de cigarro.

A ação teve como objetivo reforçar o compromisso do Instituto Anderson Varejão (IAV) com a educação ambiental e a responsabilidade social nas áreas em que atua.

A Praia de Pontal do Ipiranga foi o local escolhido para a ação na cidade de Linhares. Os alunos do IAV participaram da atividade “Praia Limpa”, uma iniciativa da WEG, uma das patrocinadoras do projeto. A ação reuniu diretores da empresa, colaboradores e membros da comunidade local, com o objetivo de recolher resíduos da faixa de areia e promover a conscientização ambiental.

Já em Cachoeiro de Itapemirim, os alunos confeccionaram lixeiras para coleta seletiva, em uma ação que, além de incentivar a reciclagem de materiais, trouxe importantes discussões sobre consumo consciente e redução do lixo gerado. Outra iniciativa desenvolvida no núcleo foi a realização de reparos nas tabelas e aros utilizados durante as aulas no Ginásio do IBC.

plugins premium WordPress